Evento terá 400 marcas expositores e deverá receber 10 mil visitantes. Atrações paralelas vão de rodadas de negócios e showroom de equipamentos a oficinas de confeitaria e degustação de pizzas
A ANUFOOD Brazil, única feira de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas do País, chega à sua segunda edição entre os dias 9 e 11 de março, em São Paulo, e a expectativa é de que o evento atraia mais de 10 mil profissionais de estabelecimentos food service (bares, restaurantes, hotéis, etc), distribuidores, atacadistas e supermercadistas. O evento tem patrocínio oficial do Makro Food Service.
A feira, versão brasileira da Anuga, maior evento mundial do setor, ocupará uma área de cerca de 14 mil m2 e contará com 12 pavilhões internacionais, além de expositores individuais de 24 países. “Teremos, ao menos, 400 marcas expositoras, o que representa o crescimento de 100% em relação ao ano passado”, comemora Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora da feira. “Mais de 85% das áreas de exposição já foram comercializadas, um reflexo do sucesso da edição inaugural da ANUFOOD, ocorrida em 2019”. Segundo o executivo, o sucesso do evento reafirma a necessidade do mercado de alimentos e bebidas de uma feira focada nesse setor.
Além do espaço de exposição, a ANUFOOD Brazil terá uma programação paralela intensa. Estão previstas uma série de atividades especiais para promover a integração entre os visitantes e estimular diálogos sobre o futuro do mercado de alimentos e bebidas nos seus mais diferentes aspectos, como tendências de consumo, produtividade e inovação, saúde, segurança e sustentabilidade.
Confira algumas das atrações da ANUFOOD Brazil 2020:
Showroom Sindal de Equipamentos e Tecnologia
O SINDAL (Sindicato dos Fabricantes de Equipamentos, das Empresas Fornecedoras de Produtos e Serviços de Projeto, Montagem e Manutenção de Cozinhas Industriais) vai trazer para a feira um projeto inédito: o Showroom de Equipamentos (nacionais e internacionais) e Serviços de Alimentação (Hotéis, Restaurantes e Cafés). Será um espaço de exibição, atualização, aprendizado, informação e de conhecimento sobre os mais recentes equipamentos e tecnologias para o mercado foodservice.
Espaço Descobertas
O Espaço Descobertas vai apresentar categorias e produtos que atendem às demandas do consumidor atual – mais preocupados com a saúde e a sustentabilidade do planeta. O espaço terá marcas de empreendedores brasileiros que buscam inovar em seus segmentos, seja incorporando ingredientes diferenciados e naturais, seja resgatando sabores de produtos artesanais.
Encontro Vegano
O Encontro Vegano, organizado pela JMA, reunirá empresas que se destacam por oferecer produtos que não são testados em animais e tampouco possuem ingredientes de origem animal. Entre as ações previstas, além do espaço de exposição, estão degustações de produtos plant based (à base de plantas) como linguiças, hambúrgueres, biscoitos, queijos e chocolates, e palestras. Uma delas será com Ken Spector, Diretor do Happy Cow, o maior guia de restaurantes veganos/vegetarianos e alimentação saudável do mundo.
Food Tech Connection
O Food Tech Connection, idealizado pela Fomehub – primeira plataforma brasileira de informação, educação e conexão para a cadeia de alimentos e bebidas –, vai promover palestras exclusivas em uma área de startups e food techs, com temas sobre agronomia, indústria, varejo e food service.
Embrapa
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) vai trazer à ANUFOOD Brazil soluções tecnológicas de mais de dez unidades descentralizadas de diversos estados brasileiros. O espaço terá um estande, dedicado à exposição serviços e produtos inovadores ao público visitante, e servirá à prospecção de parcerias entre a Embrapa e o setor privado. Segundo a Embrapa, será um ambiente ideal para a avaliação de tendências de mercado.
Confeitaria e Panificação Show
Na Confeitaria e Panificação Show, os visitantes poderão aprimorar os conhecimentos nas aulas-shows apresentadas por especialistas do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Barra Funda. Além das apresentações, palestras e aulas-show, o público poderá conhecer os formatos e conteúdos dos cursos do Senai que capacitam os alunos para as tecnologias mais atuais.
Na programação estão incluídas, ainda, aula de bombons e salgados finos, brownie prático para marmita e pão de ervas.
Oficina ConPizza
Disponível na Arena Gourmet, o espaço ConPizza será totalmente dedicado ao visitante aficcionado por pizza. Diversos especialistas da área prepararam um rico conteúdo sobre o setor e suas inovações.
Espere discussões e workshops sobre temas atuais e novas inspirações da culinária italiana – além de degustações, claro. No centro de tudo, a pizza, uma unanimidade no Brasil e no mundo.
II Encontro Abrasel – ESBRE: Saberes para Bares e Restaurantes
Palestras gratuitas com temas como “O futuro do delivery”, “Como turbinar seu negócio e aumentar em até 30% seu faturamento”, “Reforma Tributária: impactos” e “Marketing 4.0”.
Seminário Euromonitor e-commerce no varejo
Palestra exclusiva sobre os novos hábitos de compra e o crescimento das vendas online frente ao varejo tradicional, recentes inovações, possibilidades e experiências.
Congresso ANUFOOD Brazil
Conteúdo exclusivo que vai identificar os caminhos que a produção, do campo até as prateleiras do varejo, deve tomar para atender o crescimento da demanda nos próximos anos. A curadoria do programa será feita pela GV Agro (Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas), além da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), da ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas) e do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos).
Rodada de Negócios
As Rodadas de Negócios têm como missão impulsionar as negociações entre a indústria brasileira e representantes nacionais internacionais. Para tanto, durante os três de evento, promoverá encontros entre empresários e mais de 50 compradores do Brasil, Estados Unidos, Argentina, China, Qatar, Emirados Árabes, entre outros países.
Caravanas de visitantes
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) vai reeditar as caravanas de profissionais e empresários do setor para visitar a segunda edição da ANUFOOD Brazil. Na primeira edição, mais de mil empresários, de 35 cidades, vieram por meio dessa ação. A expectativa é superar esse número em 2020.
O objetivo é levar o máximo de profissionais do setor food service para agregar à indústria novas soluções e informações de consumo. As caravanas são oferecidas a donos de bares e restaurantes, consultores gastronômicos, chefs de cozinha, bartenders, proprietários de hotéis e pousadas.
A ANUFOOD Brazil é exclusiva para profissionais do setor de alimentos e bebidas. O credenciamento gratuito pode ser feito pelo site www.anuga-brazil.com.br.