O mercado mundial de shots funcionais movimenta atualmente cerca de US$ 500 milhões e deve chegar a US$ 1,4 bilhão em 2027, considerando a taxa mundial de crescimento que está em 13,4%. Os dados foram apresentados durante o painel “A promissora categoria shot funcional como nova tendência de alimentação saudável e inovação em bebidas”, no segundo dia da ANUFOOD Brazil 2022, que termina nesta quinta-feira (14), no São Paulo Expo.
Segundo Rafael Marra, sócio da Shot Me, o shot funcional é uma bebida concentrada, feita para ser ingerida em pequena dose ou em um único gole. “É composto por ingredientes naturais, combinados com o propósito de promover um benefício específico ao corpo”, explicou o executivo durante o painel que também contou com a participação de Ary Bucione, CEO da NutriConnection.
Há um grande potencial nesses produtos por serem inovadores, saudáveis e cumprirem o que propõem, analisa Marra. “Nossos shots são produtos 100% naturais, sem conservantes, concentrados e ricos em vitaminas e minerais, voltados para o aumento da imunidade e vitalidade, funcionam também como ação antioxidante e possuem durabilidade de seis meses no freezer: basta descongelar e tomar”.
O Relatório Brasil Food Trends de 2020 listou as características valorizadas pelos novos consumidores. Eles querem produtos benéficos ao desempenho físico e mental; à saúde cardiovascular e gastrointestinal; com aditivos e ingredientes naturais; e minimamente processados.
Esse mercado de alimentos e bebidas saudáveis no Brasil movimenta US$ 35 bilhões atualmente, o que coloca o país como 4º colocado em consumo de produtos saudáveis no ranking global, que tem um faturamento anual de US$ 269 bilhões, segundo Marra. “Eles estão divididos em alimentos funcionais e fortificados com US$ 261 bilhões; free from (alimentos e bebidas “livres de”) com US$ 56 bilhões; orgânicos (US$ 46 bilhões) e better for you (melhor para você), que são isentos ou têm teor reduzido de sal, açúcar e gorduras, com US$ 112 bilhões”.
Para Marra, os principais impulsionadores para o crescimento do mercado de ingredientes de shots funcionais são os benefícios à saúde associados ao seu consumo, tais como atraso no processo de envelhecimento, prevenção de doenças crônicas e aumento da expectativa de vida. “O que é bom não está mais nas mãos dos fabricantes de alimentos, mas do próprio consumidor, que busca se informar melhor”, concluiu.
Serviço:
ANUFOOD Brazil
Data: Abril 12-14, 2022
Horário: 10h – 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Credenciamento Imprensa – assessores das marcas, jornalistas e influenciadores devem fazer o credenciamento antecipado pelo site para facilitar o acesso à feira.
Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL.
Parceiro Social: Gerando Falcões
Sobre a ANUFOOD Brazil – ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getulio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Mais informações: www.anuga-brazil.com.br
Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.
Mais informações: https://www.anuga.com/fair/industry-trade-fairs/
Os próximos eventos da Koelnmesse:
ISM Japan – The dedicated showcase for Sweets & Snacks in Japan, Tôkio 13.04 – 15.04.2022
Wine & Gourmet – International Wine, Beer, Spirits, Gourmet Food and Bar Exhibition & Conference, Tôkio 13.04 – 15.04.2022
ANUFOOD China – The leading food & beverage exhibition for Southern China, Shenzhen 20.04 – 22.04.2022
Nota aos editores
– Fotos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para download no site
https://anuga-brazil.com.br/galeria-de-fotos/
– Vídeos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para acessar no site
https://anuga-brazil.com.br/galeria-de-videos/
ANUFOOD Brazil nas redes sociais:
Facebook:
facebook.com/anufoodbrazil
Instagram:
@anufoodbr
LinKedin:
https://www.linkedin.com/company/anufood-brazil/
YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCebO5_epuMPam5T6hBHVOjQ
Informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação – Koelnmesse Brasil
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
(11) 3030-9463 | 99228-7836
www.2pro.com.br