O promissor mercado de orgânicos foi, sem dúvida, um dos pontos de maior destaque deste ano na ANUFOOD Brazil – Feira Internacional para Alimentos e Bebidas, no São Paulo Expo. Isso porque o mercado de alimentação está de olho nas tendências e demandas de bem-estar que o consumidor tem exigido cada vez mais.
Para dar informações sobre o setor e, principalmente, a respeito do perfil deste consumidor, o auditório Food Trends recebeu Ming Liu, diretor da Organis, entidade setorial de promoção dos orgânicos.
Liu trouxe dados da pesquisa “Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil”, realizada pela associação em parceria com a consultoria Brain e com a iniciativa Unir Orgânicos. Entre os dados apresentados, o diretor mostrou que o maior motivo que leva ao consumo de alimentos orgânicos é a melhoria da saúde, que o local preferido para compra é o supermercado, que há preferência por orgânicos comprados de produtores locais e que não há, hoje, uma marca consolidada de orgânicos que o consumidor consiga referenciar.
“O mercado de bem-estar tem determinado o que o varejo vai vender. Os orgânicos abrem uma série de possibilidades, porque podem ser veganos, sem glúten e atender a uma variedade de perfis de consumidor. E como não há consenso sobre qual marca é referência de orgânicos no mercado, existe uma janela de oportunidade para trabalhar brand”, afirma Liu.
Depois de explorar os dados sobre os orgânicos no Brasil, Liu convidou os representantes de três startups do segmento: Eduardo Petrelli, da Diferente Orgânicos, Leonardo Dallegrave Afonso, da Papapá Orgânicos, e Henrique Castan, da Nutriens.
Na roda de conversa, os responsáveis pelas startups tiveram a oportunidade de falar sobre seus negócios, aprendizados, processos e propósitos.
Dudu Petrelli, CEO da Diferente, que vende assinatura de cestas de alimentos orgânicos, falou sobre seu recente modelo de negócio, que, além de oferecer alimentos mais saudáveis, está alinhado com ações ambientais e sociais importantes, que são: o combate ao desperdício de alimentos e a democratização dos alimentos orgânicos, ações possíveis a partir do resgate de frutas, verduras e legumes que seriam jogados no lixo por causa da aparência.
“Identificamos essa dor e queremos auxiliar na solução do problema do desperdício de comida e do valor desses produtos a partir da compra de alimentos rejeitados por serem ‘fora do padrão’. Assim, conseguimos oferecer cestas de alimentos orgânicos até 40% mais baratos do que os preços praticados no mercado”, explica Petrelli.
Serviço:
ANUFOOD Brazil
Data: Abril 12-14, 2022
Horário: 10h – 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP.
Credenciamento Imprensa – assessores das marcas, jornalistas e influenciadores
devem fazer o credenciamento antecipado pelo site para facilitar o acesso à feira.
Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL.
Parceiro Social: Gerando Falcões
Sobre a ANUFOOD Brazil – A ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getulio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Mais informações: www.anuga-brazil.com.br
Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.
Mais informações: https://www.anuga.com/fair/industry-trade-fairs/
Os próximos eventos da Koelnmesse:
ISM Japan – The dedicated showcase for Sweets & Snacks in Japan, Tôkio 13.04 – 15.04.2022
Wine & Gourmet – International Wine, Beer, Spirits, Gourmet Food and Bar Exhibition
& Conference, Tôkio 13.04 – 15.04.2022
ANUFOOD China – The leading food & beverage exhibition for Southern China,
Shenzhen 20.04 – 22.04.2022
Nota aos editores
– Fotos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para download no site
https://anuga-brazil.com.br/galeria-de-fotos/
– Vídeos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para acessar no site
https://anuga-brazil.com.br/galeria-de-videos/
ANUFOOD Brazil nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/anufoodbrazil
Instagram: @anufoodbr
LinKedin: https://www.linkedin.com/company/anufood-brazil/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCebO5_epuMPam5T6hBHVOjQ
Informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação – Koelnmesse Brasil
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
(11) 3030-9463 | 99228-7836
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
www.2pro.com.br