Emergentes ditarão as mudanças no consumo de alimentos em 2030
Quem irá ditar as tendências de consumo de alimentos daqui a dez anos serão os consumidores das economias emergentes como Brasil e China. A afirmação é da analista de alimentos e nutrição da Euromonitor, Caroline Kurzwell, que falou sobre “Tendências Globais de Consumo e seus Impactos na Indústria de Alimentos”, durante o Seminário Alimentos 2030 promovido pelo ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos) durante a ANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, que encerra nesta quinta-feira (14) em São Paulo.
“Diferente daqueles países desenvolvidos que já têm acesso aos alimentos, esse consumidor será mais criterioso, pois têm uma realidade de dificuldades e é mais exigente”, explicou. E a indústria de alimentos precisará se adequar a essa nova realidade, segundo Caroline. “Mas isso não significa que os alimentos premium e superpremium ganharão espaço. Pelo contrário, estamos seguindo no caminho de volta ao básico. O status será o simples, básico, mas que faça a pessoa se sentir bem”.
Pelo levantamento feito pela Euromonitor, os consumidores mostram disposição em pagar mais por produtos industrializados que sejam naturais, com menos açúcar, menos ingredientes. Outra tendência apontada pela pesquisa é o aumento da preocupação com o bem-estar animal. Isso também indica um crescimento de vegetarianos e veganos, mas não significa o fim do consumo de carnes. “Essa preocupação com a saúde animal e a sustentabilidade é uma oportunidade para a indústria.”
Outra questão apontada por Caroline é a busca, cada vez maior, por refeições rápidas. “O tempo é importante e o que puder facilitar para o consumidor ganhará sua atenção”, disse ao dar o exemplo de um sistema utilizado na Europa onde a pessoa encontra em gôndolas no supermercado receita de refeição e os produtos separados na quantidade exata para a sua elaboração. “Isso reduz de 30 minutos para apenas cinco minutos a ida às compras”, lembra.
Fotos da ANUFOOD Brazil clique aqui
Serviço:
ANUFOOD Brazil
Data: 12 a 14 de março de 2019
Feira: 10h às 19h | Congresso: dia 12 (das 14h às 17h30) | dia 13 (das 10h às 18h)
Local: São Paulo Expo
Enderço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Sobre a ANUFOOD Brazil – A ANUFOOD Brazil está sendo organizada pela Koelnmesse do Brasil em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de março de 2019, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Mais informações: anuga-brazil.com.br
Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.
Mais informações: http://www.global-competence.net/Global-Competence-in-Food-and-FoodTec/