– Projeto da CNA, em convênio com APEX-Brasil, estimula empreendedores rurais a exportar e agregar valor
Lançado em março de 2020, o projeto Agro.BR estará pela primeira vez na ANUFOOD Brazil 2022 com 14 empresas do agro, para promover alimentos e bebidas nacionais e aumentar a internacionalização dessa produção em uma feira no país.
Rodrigo da Matta, coordenador de Promoção Comercial da Diretoria de Relações Internacionais da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), lembra que “exportar é mais fácil do que parece e agregar valor aos produtos agropecuários brasileiros é uma discussão antiga que estamos avançando”, afirma.
Com os produtos do setor de Alimentos e Bebidas de alto valor agregado, os expositores do Agro.BR apresentam diversidade, qualidade e inovação. “Foram mais de 60 inscritos e conseguimos selecionar um grupo bem diversificado, que representa a abrangência do projeto”, analisa.
Como o Agro.BR surgiu no início da pandemia, o projeto avançou na orientação e estímulo à exportação de seus integrantes através do uso da tecnologia. “Realizamos rodadas de negócios online, aproximando os pequenos e médios produtores com compradores de diversos países”, explica o coordenador. Segundo ele, foram mais de 1.000 reuniões viabilizadas nas rodadas que geraram expectativas de negócios acima de US$ 70 milhões.
Também foram realizadas mais de 30 capacitações para orientar os empresários sobre como negociar com a China, EUA, Europa, sensibilização sobre obtenção de Certificações, organização de cadeias produtivas, formação adequada de preço e outros tramites necessários para a realização de exportações.
Da Matta ressalta que a ANUFOOD Brazil será a continuidade dessa formação empresarial, além de possibilitar ótimos negócios. “Como é uma feira que trabalha fortemente com pequenas e médias empresas, entendemos ser uma oportunidade para os empresários adquirirem experiência, ampliar os contatos e a visibilidade para seus negócios para o mercado externo, a partir do Brasil. Além disso, eles poderão participar das rodadas de negócios presenciais”.
Também expondo pela primeira vez numa feira fora do seu estado, Danilo Benke, sócio-fundador da Erva Mate Paraná, acredita que a ANUFOOD Brazil será “a grande geradora de negócios nacionais e internacionais. Por acontecer em São Paulo, a feira vai atrair empresários de todo o país e do exterior”.
Além de prospectar vendas, Benke também vê a Feira como um importante canal de relacionamento para troca de experiências e informações. “Entendo que esse evento irá abrir a mente para novas práticas e tecnologias atuais e futuras”.
Serviço:
ANUFOOD Brazil
Data: Abril 12-14, 2022
Horário: 10h – 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL.
Parceiro Social: Gerando Falcões
Sobre a ANUFOOD Brazil – ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getulio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Mais informações: www.anuga-brazil.com.br
Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.
Mais informações: http://www.global-competence.net/Global-Competence-in-Food-and-FoodTec/
Os próximos eventos da Koelnmesse:
ISM Japan – The dedicated showcase for Sweets & Snacks in Japan, Tôkio 13.04 – 15.04.2022
Wine & Gourmet – International Wine, Beer, Spirits, Gourmet Food and Bar Exhibition & Conference, Tôkio 13.04 – 15.04.2022
ANUFOOD China – The leading food & beverage exhibition for Southern China, Shenzhen 20.04 – 22.04.2022
Nota aos editores
– Fotos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para download no site
https://anuga-brazil.com.br/galeria-de-fotos/
– Vídeos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para acessar no site
https://anuga-brazil.com.br/galeria-de-videos/
ANUFOOD Brazil nas redes sociais:
Facebook:
facebook.com/anufoodbrazil
Instagram:
@anufoodbr