Segundo Roberto Rodrigues, coordenador da GV-Agro e ex-ministro da agricultura, o setor agropecuário brasileiro é reconhecido internacionalmente pelo seu grande potencial, mas perde espaço devido à sua incapacidade de desenvolver uma comunicação adequada.
São Paulo, dezembro de 2018 – A realização da ANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas representará uma mudança de paradigma para o setor de alimentos do país. A opinião é do ex-ministro Roberto Rodrigues, Coordenador do GV-Agro (Centro de Agronegócios da FGV – Fundação Getúlio Vargas) que falou para empresários do ramo alimentício durante evento organizado pela ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) e a Koelnmesse, realizadora da feira. A ANUFOOD Brazil é a versão nacional da Anuga, maior feira de alimentos do mundo, que acontece na Alemanha.
Rodrigues lembrou que o setor agropecuário brasileiro é reconhecido internacionalmente pelo seu grande potencial, mas perde espaço devido à sua incapacidade de desenvolver uma comunicação adequada. “Isso muda com a realização de uma feira aos moldes do maior evento do setor realizado na Alemanha, a Anuga”, afirmou.
Para João Dornellas, presidente da ABIA, o Brasil precisava de um evento exclusivo voltado para toda a cadeia de alimentos. “Por isso, consideramos que essa parceria é estratégica. A confiança que a associação construiu junto ao setor e aos consumidores se reafirmará com a realização da maior feira de alimentos do mundo no país, no caso a ANUFOOD”.
As indústrias de alimentos e bebidas processam 58% de toda a produção agropecuária do País e representam o maior setor da indústria da transformação brasileira. É também o maior gerador de empregos: 1,6 milhão de postos diretos de trabalho em mais de 35 mil empresas.
Cassiano Facchinetti, diretor da Koelnmesse do Brasil, lembrou que a intenção é que os empresários do setor “utilizem da ANUFOOD como palco para conversar com seus clientes e gerar negócios”. “Levamos anos de pesquisa, conversas com empresários, para concluirmos que o Brasil necessitava de uma feira que reunisse todos os segmentos e pudesse trazer também compradores de países vizinhos. Então, decidimos fechar essa lacuna e oferecer um evento abrangente”, afirmou.
Raul Amaral Rego, diretor do Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos), vinculado à Secretaria de Agricultura do Governo de São Paulo, parceiro e apoiador da ANUFOOD Brazil, lembrou que o atributo da saudabilidade ganha cada vez mais terreno como critério de tomada de decisão para o consumidor. “A ANUFOOD será importante para desmitificar algumas informações erradas sobre o consumo de alimentos industrializados”, afirmou.
Um total de dez associações ligadas à indústria de alimentos e bebidas já assinaram contrato para estarem presentes na feira. Além da ABIA e do ITAL, já confirmaram presesntça a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas), ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), ÚNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e derivados), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e ANR (Associação Nacional de Restaurantes).
Sobre a ANUFOOD Brazil – A ANUFOOD Brazil está sendo organizada pela Koelnmesse do Brasil em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. O evento, que é inspirado na Anuga, terá dez setores: Agrifoods, Meat, Chilled & Fresh Food, Dairy, Drinks & Hot Beverages, Fine Food, Bread & Bakery, Organic, Sweets & Snacks, Food Service, onde profissionais do setor food service e supermercadistas encontrarão inúmeras fontes de inspiração e oportunidades de negócios. A ANUFOOD Brazil acontece de 12 a 14 de março de 2019, no São Paulo Expo, em São Paulo.
O credenciamento para visitar a ANUFOOD Brazil pode ser feito em: anuga-brazil.com.br
Sobre a Koelnmesse – Global Competence in FoodandFoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a AnugaFoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.
Mais informações: http://www.global-competence.net/food/
Próximos eventos
- ProSweetsCologne – FeiraInternacional da Indústria de doces, Colônia – Alemanha 27.01 – 30.01.2019
Nota aos editores
– Fotos da Anuga, na Alemanha, podem servir de referência para a ANUFOOD Brazil 2019 e estão disponíveis para download no site http://www.anuga.com/anuga/press/image-database/index.php
Informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação – Koelnmesse
Email equipe: anufoodbrazil@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Renê Gardim – rene.gardim@2pro.com.br
+55 (11) 3030-9463/9422/9403