A empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International identificou “De volta ao básico por status” uma das dez tendências globais de consumo em 2019. Consumidores rejeitam os produtos massificados e genéricos e, em 2019, irão preferir produtos posicionados como simples, básicos, de melhor qualidade e com um certo nível de status implícito.
Os consumidores em economias desenvolvidas estão reavaliando seus hábitos de consumo, se afastando do materialismo excessivo para se aproximar da simplicidade, autenticidade e individualidade. À medida que as economias emergentes se desenvolvam ainda mais, o mesmo padrão deverá surgir nelas; cansados de produtos genéricos, os consumidores darão valor a ofertas de mais qualidade, exclusivas e diferenciadas, que transmitam um certo nível de status.
Houve um aumento no número de pessoas que procuram alimentos produzidos localmente, cervejas e bebidas artesanais e comida de bebê feita em casa. Os consumidores procuram produtos e experiências autênticas e diferenciadas que permitam que eles expressem sua individualidade. O “terroir” não se limita mais aos vinhos e cafés e está se tornando uma característica cada vez mais proeminente à medida que a sofisticação e as expectativas dos consumidores aumentam.
As tendências em alimentos e bebidas refletem perfeitamente a mudança da tendência “De volta ao básico pelo status”. A popularidade dos alimentos extremamente locais cresce devido a diversos motivos, incluindo o estímulo dos negócios locais, produtos mais frescos e saborosos, redução do impacto ambiental ao eliminar a distância percorrida pelos produtos e melhor custo-benefício já que encorajam o consumo de frutas e vegetais da época.
Essa tendência é refletida em outras categorias. A ascensão da cerveja artesanal é bem documentada e há uma crescente procura por destilados artesanais, que deverá ser acentuada em 2019. Os destilados de microdestilarias são populares por inovares nos sabores e experimentação dos produtos, favorecem os sabores locais, a imagem de produto artesanal e uma sólida base no local de origem. A indústria de bebidas alcoólicas é fortemente impulsionada pelo estilo de vida das pessoas e o segmento de destilados é um exemplo dessa manifestação, com um certo nível de status implícito.
A vontade do consumidor de voltar ao básico pelo status será ampliada ainda mais em 2019 e nos anos seguintes. A globalização oferece infinitas oportunidades para uma proporção cada vez maior da população e facilitará o crescimento e a prosperidade futura. E as indústrias precisarão continuar a se adaptar à essa emergente tendência para aproveitá-la ao máximo.
Para saber mais sobre a tendência “De volta ao básico pelo status”, faça o download do relatório “10 Principais Tendências Globais de Consumo 2019”: http://bit.ly/2Gl8Upr
Sobre a Euromonitor International
A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, somos líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferecemos soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em até 210 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores
Sobre a ANUFOOD Brazil
A ANUFOOD Brazil está sendo organizada pela Koelnmesse do Brasil em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas, dedicando o devido espaço à toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de março de 2019, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Mais informações: anuga-brazil.com.br
Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.
Mais informações: http://www.global-competence.net/food/
Próximos eventos
- ProSweetsCologne – FeiraInternacional da Indústria de doces, Colônia – Alemanha 27.01 – 30.01.2019
- YummexMiddleEast, Feira Internacional de Doces, Biscoitos e Aperitivos da região do Oriente Médio e Norte Africano, Dubai – 13.10.2018 –01.11.2018
Nota aos editores
– Fotos da Anuga, na Alemanha, podem servir de referência para a ANUFOOD Brazil 2019 e estão disponíveis para download no site http://www.anuga.com/anuga/press/image-database/index.php
Informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação – Koelnmesse
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Renê Gardim – rene.gardim@2pro.com.br
+55 (11) 3030-9463/9422/9403