Bem-vindo ao nosso site! Explore o melhor conteúdo e descubra as últimas novidades.

Próxima edição:

09.-11.04.2024

10h às 19h

Distrito Anhembi - SP

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

09.-11.04.2024

10h às 19h

Distrito Anhembi - SP

Release

Entenda por que o cenário atual exige do varejo maior foco em sortimento do que em preço

– O mix é uma estratégia-chave para fidelizar consumidores e sobretudo rentabilizar o negócio. Saiba como e onde identificar inovações e produtos diferenciados para o seu supermercado

Conteúdo patrocinado por ANUFOOD Brazil

Foto: iStock

Sortimento é o atributo número 1 na satisfação dos consumidores em relação a um supermercado, aponta levantamento da consultoria dunnhumby. Outros fatores relacionados à variedade do que é comercializado também fazem parte da lista. Produtos frescos, naturais e orgânicos, por exemplo, são o 4º item mais importante, enquanto marca própria vem logo a seguir. A mensagem é bastante clara: o mix é uma estratégia-chave para fidelizar o cliente, que vem mudando de hábitos rapidamente, além de ajudar a rentabilizar o negócio.

Mas, diante de uma quantidade enorme de SKUs disponíveis no mercado, quais selecionar para atender o consumidor? E onde procurar por esses produtos?

Para responder à primeira pergunta, o varejista deve partir da identificação daqueles que atendem novas necessidades da sua clientela. O que, conforme estudos de hábitos de compra, passa sobretudo por marcas locais e produtos artesanais e com apelo à saudabilidade.

“O consumidor está procurando mais alimentos saudáveis, orgânicos e veganos. Os supermercados já estão atentos e têm buscado ampliar as opções que seus negócios oferecem a esse público crescente”, observa Michael Fine, gerente da ANUFOOD Brazil .

Ele explica que essa tendência terá atenção especial na edição deste ano da feira, que será realizada entre os dias 12 e 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento, aliás, pode ser uma alternativa interessante à dúvida de muitos varejistas sobre onde procurar os produtos que mais se encaixam no sortimento do seu supermercado.

Mais de 900 marcas

A feira contará com mais de 300 expositores de alimentos e bebidas, cujo número de marcas somadas supera 900. Um deles é a food tech do segmento de lácteos NoMoo, que fornece produtos 100% de origem vegetal. Engana-se quem imagina que o principal público da linha é apenas o de vegano e o de pessoas com intolerância.

Foto: iStock

“Os consumidores vêm buscando alternativas à alimentação tradicional, por motivos de saúde, ideologia e até emagrecimento”, diz Marcelo Doin, sócio-fundador da NoMoo. Segundo ele, a maioria dos consumidores da marca é composta por flexitarianos – que priorizam a alimentação vegetariana, mas eventualmente comem algum tipo de carne – e por pessoas que buscam uma alimentação mais consciente e saudável, conceito conhecido como welness.

“A NoMoo triplicou de tamanho no último trimestre de 2021. Em 2022, pretendemos crescer em 300% o nosso faturamento, com o lançamento de novos SKUs, exportações e abertura de novos pontos de venda”, prevê Doin.

Inovação no mix

Outra forma de conhecer novos produtos e fornecedores é por meio da Local.e e da Muda Meu Mundo, duas plataformas que conectam varejistas a produtores (uma de produtos industrializados e outra de hortifrútis), que estarão presentes na ANUFOOD Brazil deste ano.

Para se ter uma ideia sobre a importância das inovações para os negócios, levantamento feito pelo instituto Toluna em parceria com a Local.e constatou que 84% dos brasileiros gostam de experimentar novos produtos e que 53% sentem falta da variedade de produtos e marcas nos supermercados.

Conteúdo para o varejo

Neste ano, a estimativa é de que a feira receba 12 mil visitantes. Desse total, 20% deverão ser varejistas do setor de supermercados. Muitos estão se organizando para comparecer ao evento. É o caso de uma caravana com 11 supermercadistas de Tocantins. “É uma oportunidade para os empresários tocantinenses trocarem experiências e debaterem o futuro do setor”, explica João Marcelo Nogueira Vaz, assessor de Finanças da Supercont, que organizou a vinda dos participantes para o evento.

O grupo também vai acompanhar o 1º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro, que ocorre dentro da ANUFOOD Brazil, em parceria com a Expo Supermercados nos dias 13 e 14 de abril das 10h às 12h, no auditório principal da feira.

Em relação à 2ª edição realizada em 2020, a ANUFOOD Brazil deste ano apresenta um aumento de 38% na quantidade de expositores. Destaque para os 11 pavilhões internacionais com a participação de 16 países, como EUA, Argentina, Peru, Uruguai, Itália, Alemanha, Turquia, Indonésia e Sri Lanka. Os produtos nacionais também terão forte presença nos sete pavilhões organizados por Sebrae, Sebrae-RS, Sebrae-MG RZMV, CNA/AGRO.BR, MAPA/SAFC, Organis e Local.e.  Além disso, haverá 3 auditórios com mais de 60 horas de informação, além de três rodadas de negócios.

Clique aqui e veja como participar da ANUFOOD Brazil

Conheça a programação de conteúdo completa dos auditórios

ANUFOOD Brazil nas redes sociais:

Facebook:
facebook.com/anufoodbrazil

Instagram:
@anufoodbr

LinKedin:
https://www.linkedin.com/company/anufood-brazil/

Assessoria de Imprensa Oficial

Contate a 2 PRO Comunicação, assessoria de imprensa oficial da Anuga Select Brazil 2024 e aproveite este canal de comunicação para divulgar a participação da sua empresa.

Em caso de publicação, agradecemos o envio de um exemplar.

Próxima edição:

09.-11.04.2024

10h às 19h

Distrito Anhembi - SP

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Assine nossa Newsletter

Captcha obrigatório

Ao clicar em "Cadastre-se", você concorda com nossa Política de Privacidade.

Quero ser avisado quando abrir o credenciamento para a
Anuga Select Brazil 2024!

Preencha o formulário abaixo e seja avisado quando o abrir o credenciamento.

Captcha obrigatório

Ao clicar em "Enviar", você concorda com nossa Política de Privacidade.

*Atenção: Este formulário não garante sua inscrição como visitante na Anuga Select Brazil 2024. É necessário realizar o seu cadastro após a abertura oficial das inscrições.