Juntar expertises e fazer do processo de venda um ato colaborativo entre varejo e indústria tem se mostrado uma ferramenta revolucionária de trademarketing. Isso porque ações 360 graus e figital (físicas e digitais) se tornaram essenciais, principalmente, durante a pandemia diante dos seus impactos sobre esses setores.
Quem teve a oportunidade de falar sobre esse tema foi Fernanda Dalben, diretora de marketing da Dalben Supermercados, que participou no 1º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro na ANUFOOD Brazil – Feira Internacional para Alimentos e Bebidas, no São Paulo Expo, com o tema: “Colaboração Varejo e Indústria nas Ações de Trademarketing”.
Dalben trouxe um olhar moderno e ampliado sobre as possibilidades e oportunidades que surgem a partir da colaboração de todos os agentes envolvidos na cadeia de oferta de um produto e destacou os dados como grandes aliados nessa estratégia.
“Podemos fazer um cross entre os dados da indústria e do varejo para montar ofertas que gerem interesse no consumidor. Um exemplo é quando descobrimos que existia um ponto de convergência entre o Dia das Mulheres e o consumo de cerveja. A partir daí criamos ações físicas e digitais para atender essa demanda. Fizemos uma venda cruzada de flores e bebidas e foi um sucesso”, afirma a diretora de marketing.
Fernanda mostrou diversos cases de sucesso desse ‘intercâmbio’ de dados e também de oportunidades que cada setor tem em mãos, mas que, juntas, potencializam o poder das ofertas, resultando em aumento das vendas, engajamento, fidelização e muito mais.
Outro ponto relevante que Delben frisou foi a importância de explorar todas as ferramentas digitais disponíveis, como lives com integração com o e-commerce, e-mails, SMS, influenciadores, live marketing, WhatsApp, que oferecem oportunidades únicas de alcance dentro da natividade de cada canal.
Porém, essa criatividade não pode ficar somente no campo digital. As ações físicas seguem de extrema importância para conquistar o consumidor, que busca, muitas vezes, não só consumir, mas também viver uma experiência, como é o caso de criar ambientes ‘instagramáveis’ nas lojas para gerar engajamento gratuito, degustações e muito mais. Mas, para isso, é preciso investimento também por parte da indústria.
“Com a indústria apoiando e patrocinando essas ações, conseguimos oferecer mais possibilidades de oferta, promovendo ações e experiências que agreguem valor”, finaliza.
Serviço:
ANUFOOD Brazil
Data: Abril 12-14, 2022
Horário: 10h – 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Credenciamento Imprensa – assessores das marcas, jornalistas e influenciadores devem fazer o credenciamento antecipado pelo site para facilitar o acesso à feira.
Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL.
Parceiro Social: Gerando Falcões
Sobre a ANUFOOD Brazil – ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getulio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Mais informações: www.anuga-brazil.com.br
Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.
Mais informações: https://www.anuga.com/fair/industry-trade-fairs/
Os próximos eventos da Koelnmesse:
ISM Japan – The dedicated showcase for Sweets & Snacks in Japan, Tôkio 13.04 – 15.04.2022
Wine & Gourmet – International Wine, Beer, Spirits, Gourmet Food and Bar Exhibition & Conference, Tôkio 13.04 – 15.04.2022
ANUFOOD China – The leading food & beverage exhibition for Southern China, Shenzhen 20.04 – 22.04.2022
Nota aos editores
– Fotos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para download no site
https://anuga-brazil.com.br/galeria-de-fotos/
– Vídeos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para acessar no site
https://anuga-brazil.com.br/galeria-de-videos/
ANUFOOD Brazil nas redes sociais:
Facebook:
facebook.com/anufoodbrazil
Instagram:
@anufoodbr
LinKedin:
https://www.linkedin.com/company/anufood-brazil/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCebO5_epuMPam5T6hBHVOjQ