Maior feira de alimentos e bebidas das Américas atrai empresas e compradores de 23 países diferentes e se consolida como uma plataforma completa para negócios e conhecimento
Em 2024, a Anuga Select Brazil se destacou por sua dimensão, pela pluralidade e pela geração de negócios. Com 500 marcas expositoras, 23 países expositores, 16 pavilhões internacionais e 16 nacionais, além de mais de 145 horas de conteúdo, entre painéis e palestras, a maior feira de alimentos e bebidas das Américas atraiu mais de 15 mil visitantes em apenas três dias. O evento aconteceu no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 9 e 11 de abril.
Aos espaços já tradicionais, como a Expo Supermercados, dedicada ao mercado supermercadista; o Encontro Abrasel SP-Esbre, voltado a bares e restaurantes; e o Vegan Experience, para produtos veganos, se somaram novas atrações, como o Expo Azeite e o Halal Zone – com serviços e networking para destrinchar um mercado no qual o Brasil já se sobressai. A StartUp Zone e o Espaço Descobertas, para marcas em ascensão, também se fizeram presentes.
“As marcas expositoras internacionais vieram de mais de 23 países diferentes e as nacionais de todas as regiões do Brasil. Diversas, inovadoras e plurais, elas são um reflexo das novas preferências e da complexidade do consumidor moderno”, afirma Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora da feira. “A Anuga se orgulha por ser uma feira para empresas de todos os portes e, em especial, para a pequena e média indústria, que só precisa de uma oportunidade para crescer e prosperar”.
A 5ª edição da Anuga Select Brazil foi especial também em função do ano de sua realização. Em 2024, a Koelnmesse, a principal promotora de eventos da Alemanha, completa cem anos de história. O cônsul da Alemanha em São Paulo, Joseph Weiss, compareceu à cerimônia de abertura para parabenizar a companhia por esse feito.
Referências de mercado e autoridades
Por falar em abertura, além de Weiss, compareceram à cerimônia o presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana; o secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Pedrosa; a presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Silvia Massruhá; e o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, entre outros.
“Estamos muito orgulhosos pela aliança que temos com a Anuga”, afirmou Marcos Rocha, governador de Rondônia, durante a solenidade. Ele convidou todos a conhecerem a região, e exaltou sua crescente produção de alimentos e energia, mesmo mantendo 60% do território preservado. Rondônia é o primeiro “Partner State” – Estado Parceiro, em português – da feira.
Esse programa, idealizado pela Koelnmesse Brasil, prevê que a cada edição os produtos, novidades e tendências de um determinado estado no Brasil terão espaço privilegiado – com ações digitais antecipadas e ativações especiais ao longo da feira. Rondônia, em particular, é conhecido pela pecuária, mas não só: na Anuga, os peixes da região, como o tambaqui, bem como os cafés artesanais atraíram a atenção de visitantes e compradores.
De olho no ESG
A indústria de alimentos e bebidas faturou R$ 1,2 trilhão no Brasil, segundo a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o que representa 10,8% do PIB do país. É também o segmento que mais emprega no país, com 2 milhões de trabalhadores diretos. “O mercado cresce ano após ano, e a gente vem acompanhando de perto esse movimento”, diz Piatetzky. “Mais do que um evento, a Anuga se posiciona como um hub de oportunidades, negócios e conhecimento, sem perder de vista a sustentabilidade”.
Duas ações, vinculadas ao pilar do ESG foram preparadas especialmente para a edição 2024 da feira. Logo no primeiro dia do evento, foi lançada a segunda fase da campanha Crie Esse Hábito, que estimula a população a separar e descartar as embalagens corretamente. Trata-se de um movimento protagonizado pela Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas), em conjunto com a Ancat (Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis) e o Ministério do Meio Ambiente.
Outro projeto de destaque é o Sesc Mesa Brasil, pelo segundo ano consecutivo parceiro social da Anuga. Trata-se do maior programa nacional de combate ao desperdício de alimentos e à fome do país. Só no ano passado ele distribuiu 48 milhões de alimentos, além de produtos de higiene e limpeza.
Rodada de Negócios
Como esperado, as rodadas de negócios proporcionadas pela Anuga abriram um novo campo de possibilidades para as empresas participantes. Cerca de 40 compradores, sendo 13 internacionais, compareceram para receber expositores em suas mesas de e fecharem parcerias para o desenvolvimento e o crescimento do setor alimentício.
Com hora marcada e uma análise prévia de perfil para o “match” perfeito, os expositores tiveram a chance de mostrar seus produtos para compradores de países como Portugal, China, África do Sul, Canadá, França e Uruguai, além de redes de supermercados e varejistas dos quatro cantos do país.
“A novidade da Mega Rodada deste ano, além da quantidade de compradores internacionais, é a aliança estratégica com a Apex. O resultado até superou nossas expectativas: foram promovidas por volta de 2 mil reuniões nos três dias de feira”, afirma Giovanni Leonardo, analista da Broggini Partners e responsável pela organização da atração.
“Enxergamos muitas oportunidades no Anuga como um todo e na Rodada de Negócios em particular. Nós, que atuamos principalmente com commodities secas, conseguimos fazer uma boa prospecção durante a feira”, comenta Nir Gilon, diretor da Canada Foods, de Israel. “Espero que isso evolua para alguns negócios. Nós já fechamos a importação de quatro containers de milho do Brasil e, agora, estou levando amostras de café para ver se há interesse em outros países. Quem vai decidir, no final, é o consumidor final”.
Avaliação positiva
Tanto as entidades parceiras como as marcas expositoras se disseram satisfeitas com o resultado obtido durante a Anuga. Em comum, elogiaram a diversidade de produtos e a qualificação dos visitantes, que vieram com foco definido e com predisposição para fechar negócios.
Embrapa (André Dutra, chefe adjunto de transferência de tecnologia)
“A Embrapa está em sua quarta participação na Anuga. A cada ano, observamos o crescimento da feira, principalmente quanto aos negócios. Nossos parceiros do setor de produção, que nos ajudam a desenvolver inovações, fizeram negócios interessantes que irão promover a competitividade e a sustentabilidade do setor”.
Invest Rondônia (Filipe Magdiel, gerente de novos negócios)
“Rondônia tem participado da Anuga nos últimos anos, mas, nesta edição, percebemos um salto de qualidade muito grande, tanto em relação ao público visitante quanto em relação aos compradores que vieram fazer negócio. Temos a intenção de voltar no próximo ano, com uma infraestrutura ainda mais robusta, pois o feedback que recebemos das empresas é excelente”.
Sabor das Índias – Cheese Bites (Gustavo Moreira de Aquino, sócio)
“Todo ano prospectamos novos clientes e, após a feira, a receita aumenta e a empresa cresce. A Anuga, como sempre, atrai um público qualificado, que realmente deseja fazer negócio. A mudança do nome valorizou mais o evento, tanto para o cliente quanto para o expositor”.
Sebrae (Sandra Fiorentini, consultora de negócios)
“Este é um evento com pessoas do mesmo segmento, que sabem o que procuram e estão em busca de novas oportunidades. Não há curiosos aqui, mas pessoas focadas em negócios e prospecção. De comerciantes a donos de restaurantes, de indústria a distribuidores, recebemos todas as frentes do mercado. Além de São Paulo, tivemos visitantes de Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul, entre outros estados”.
Laticínio Bom Destino (Natália Nogueira Neves – gerente de marketing)
“Em 35 anos de existência, esta é nossa primeira participação em um evento de grande porte e estamos muito satisfeitos com o retorno. A visibilidade que a Anuga nos proporciona é muito importante para o nosso objetivo de internacionalização da marca. A qualificação do público é muito alta”.
A 6ª edição da Anuga Select Brazil já está confirmada para 2025, entre os dias 8 e 10, no Distrito Anhembi.
Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, ABRASEL, APEX-BRASIL, EMBRAPA e EXPO SUPERMERCADOS.
Sobre a Anuga Select Brazil – É organizada pela Koelnmesse Brasil que, por meio da Feira, dedica o devido espaço a toda diversidade de atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 9 a 11 de abril de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.
Mais informações: https://anuga-brazil.com.br/
Anuga Brazil nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/anugabrazil
Instagram: anugabrazil
LinKedin:https://www.linkedin.com/company/anuga-brazil/
Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCebO5_epuMPam5T6hBHVOjQ
Fotos acesse aqui