Bem-vindo ao nosso site! Explore o melhor conteúdo e descubra as últimas novidades.

Próxima edição:

09.-11.04.2024

10h às 19h

Distrito Anhembi - SP

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

09.-11.04.2024

10h às 19h

Distrito Anhembi - SP

Pesquisa apresenta novidades para o setor de alimentos

Tecnologias em destaque na Anufood 2023, maior feira de produtos alimentícios e bebidas da América do Sul, acompanha tendências mundiais de consumo

Com o tema “Seu futuro inspira a nossa ciência”, a Embrapa estará presente, de 11 a 13 de abril, na 4ª Edição da Anufood Brazil, maior feira internacional do setor de alimentos e bebidas do País e da América do Sul. No ano em que celebra seus 50 anos, a Empresa levará um conjunto de alimentos para degustação e soluções tecnológicas disponíveis para o mercado, com a participação de onze dos seus 43 centros de pesquisa. O presidente Celso Moretti será um dos convidados para falar sobre as conquistas da Embrapa e o futuro da pesquisa a partir de uma agricultura descarbonizada.

“A presença da Embrapa tem como objetivo mostrar a evolução do alimento, ao longo dessas últimas cinco décadas e o importante papel da ciência brasileira na geração de soluções capazes de agregar valor aos produtos das indústrias alimentícias. Vamos mostrar que a Embrapa tem muitas soluções, para todo o tipo de segmento do mercado, nacional ou internacional”, afirma.

Alimentos à base de plantas, os chamados plant-based, estarão disponíveis para degustação, com destaque para a Tirinha Amazonika, Kafta Amazonika, Amazonika Burger e o bolinho Siriju: alimentos à base de fibra de caju tratada – com características sensoriais de textura, sabor e aparência similares aos feitos com produtos de origem animal – desenvolvidos pela parceria da Embrapa e a empresa Amazonika Mundi serão oferecidos para degustação no estande da Embrapa.

A Tirinha Amazonika, similar a um empanado sabor frango, será lançada no estande da Embrapa, no primeiro dia da feira, logo após a abertura oficial do evento.

Também estarão no estande da Embrapa para apresentação: fibrilado proteico vegetal de soja e ervilha; biscoito tipo snack integral areado crocante (obtido a partir de misturas de farinhas de grãos inteiros de arroz integral parboilizado, milheto, grão-de-bico e feijão carioca); cereal matinal sem glúten a base de grãos de sorgo integral; fruta laminada de açaí e a polpa de juçara em pó com alto teor de antocianinas; concentração de isolado protéico de amêndoa de castanha de caju.

As variedades de tomates BRS Zamir, BRS Iracema, BRS Couto e BRS Nagai, desenvolvidas em parceria com a empresa Agrocinco, poderão ser degustadas no estande, assim como as hortaliças obtidas a partir das chamadas Fazendas Verticais – espaços que permitem a produção de hortaliças em ambientes fechados, com reuso de quase toda a água utilizada, sem solos ou substratos, iluminação artificial com painéis de LED e controle de diversas variáveis meteorológicas no interior da estrutura de ambiente. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa 100% Livre.

Os participantes também poderão experimentar duas cultivares de uva de mesa: a BRS Vitória e a BRS Melodia que já são comercializadas pelas redes de supermercados do Brasil e degustar o vinho branco de mesa sabor moscatel, obtido a partir do processamento da BRS Lorena, além de castanhas de caju.

Saiba mais em:

Alimentos nutritivos para segmentos de dietas especiais

Pães de queijo de massa de batata doce roxa, doces a base de grão de bico, biscoitos de farinha integral de feijão-azuki e de feijão-caupi, farinhas instantâneas de cotilédones (primeiras folhas obtidas através do embrião) de feijão-caupi, ótimas para preparo de sopas são outros destaques de ativos que a Embrapa irá apresentar na Anufood Brazil em busca de parcerias que possam desenvolver esses produtos em escala industrial e comercial.

Os biscoitos de feijão-caupi são ativos desenvolvidos pela Empresa voltados especialmente para pessoas intolerantes ao glúten e aquelas que optam por sua não ingestão. Outra aplicação é para alimentação infantil, por ser altamente nutritivo e bem aceito pelo consumidor. Os produtos derivados do feijão-caupi também estão em busca de parcerias pelo setor produtivo.

Primeiro açúcar demerara produzido com rastreabilidade

A partir do uso da tecnologia Sibraar – Sistema Brasileiro de Agro Rastreabilidade, a Usina Granelli fará o lançamento do primeiro açúcar demerara rastreado com tecnologia blockchain. Por meio de códigos QR será possível obter informações sobre o processo produtivo, por exemplo, local da propriedade, dados laboratoriais, moagem, extração na usina, distribuição e venda ao consumidor. A demonstração do sistema será realizada no estande da Embrapa, no mesmo dia do lançamento da Tirinha Amazônika.

Também serão levadas para o evento, junto com os respectivos parceiros, tecnologias que já estão disponíveis no mercado, tais como o equipamento de ressonância magnética nuclear SpecFIT, desenvolvido em parceria entre a Embrapa Instrumentação e a startup Fine Instrument Technolgy (Fit) e usado para análises de alimentos (processados ou in natura).  Na AnuFood, os visitantes vão poder acompanhar demonstrações de análises de diversos lácteos realizadas pelo aparelho, capaz de determinar a presença de gorduras, água e outros componentes adicionados aos produtos em 60 segundos, sem gerar resíduos, uma vez que não utiliza produtos químicos, e sem a destruição da amostra.

agropecuários para boas práticas de manejo de colônias de abelhas sem ferrão (ASF) que tem parceria com a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas  (A.B.E.L.H.A) e para a Produção Integrada de Morango (PIMo) e a tecnologia Nanoemulsão de cera de carnaúba para aplicação em frutas.

De origem vegetal, a nanoemulsão mantém as propriedades sensoriais do fruto, reduz a perda de massa, proporciona maior brilho, preserva a qualidade e prolonga, em média, 15 dias a vida útil das frutas, comparada ao revestimento convencional. O impacto na forma sustentável de produzir e de consumir reflete na redução de perdas e desperdício de alimentos, conforme uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desenvolvida dentro do conceito de inovação aberta entre a Embrapa Instrumentação e a empresa QGP/Tanquímica, a nanoemulsão já é comercializada dentro e fora do país pela AgroFresh.

Palestras

No auditório Food Trends a Embrapa participará de duas palestras, na tarde do primeiro dia do evento: às 15h50, apresentação de estudo pioneiro no Brasil para desenvolver carne de frango cultivada em condições de laboratório. O novo produto, que se assemelha a um sassami, na forma de protótipos de filé de peito, estará pronto para análises nutricionais e sensoriais até o final deste ano. E às 16h40, palestra sobre a Produção de Carne e Leite Sustentável: uma visão de futuro. No último dia do evento a Embrapa encerra sua participação com uma palestra sobre ciência e tecnologia para produção de alimentos, às 10h, no auditório principal, e uma roda de conversa, às 11h, no estande da Embrapa, com a presidente do Portfólio de Alimentos, Nutrição e Saúde da Embrapa, Maria do Socorro Rocha Bastos.

Feira como estratégia para gerar negócios

O Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos, André Dutra, participa da feira desde sua primeira edição em 2019, acompanhando seu crescimento ao longo dos anos. “A Anufood é um importante evento gerador de negócios e a mais completa vitrine de lançamentos de produtos nacionais e internacionais para o varejo de alimentos e bebidas. Por acontecer em São Paulo, a cidade mais populosa do país e a quinta do mundo, temos a oportunidade de apresentar para o público urbano, a importância da pesquisa agropecuária desenvolvida pela Embrapa para o desenvolvimento de inovações, a fim da garantia da segurança alimentar, do equilíbrio socioambiental, da saúde e do bem-estar das populações”, afirma.

As Unidades que participam do evento são: Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), Agricultura Digital (Campinas, SP), Embrapa Cocais (São Luís, MA), Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP), Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), Embrapa Meio-Norte (Teresina, PI), Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP).

A Anufood Brazil 2023 ocorrerá no Distrito Anhembi (SP) e tem a expectativa de reunir mais de 15 mil participantes. O evento internacional entra em sua quarta edição em formato presencial, reunindo instituições nacionais e expositores das áreas de varejo, foodservice, alimentação fora do lar e hotelaria do Brasil e de outros 9 países.

Confira a programação completa:

  • Visitação ao estande da Embrapa – De 11 a 13 de abril
  • 11/04 – 10h – auditório principal – participação do presidente Celso Moretti na mesa de abertura do evento.
  • 11/04 – Após a cerimônia oficial de abertura – lançamentos da Tirinha Amazônika e do primeiro açúcar demerara produzido com rastreabilidade.
  • 11/04 – 15h50 – auditório Food Trends – Desafios e Tendências na produção de carne de frango, com Viviane Feddem – pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves.
  • 11/04 – 16h40 – auditório Food Trends – Produção de carne e leite sustentável: uma visão de futuro, com André Luiz Monteiro – pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste.
  • 12/04 – 14h – Anufood Startup Zone – Anufood Talks 2023 – Como a junção de startups e corporates tem impactado a cadeia de alimentos? O caso de sucesso da Amazonika Mundi de Inovação Aberta com a Embrapa, com André Dutra, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos e Thiago Rosolem, diretor da Amazônica Mundi.
  • 13/04 – 10h – auditório principal – Ciência e Tecnologia para a produção de alimentos, com Edna Morais Oliveira, chefe-geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
  • 13/04 – 11h – estande da Embrapa – roda de conversa, no estande da Embrapa, com a presidente do Portfólio de Alimentos, Nutrição e Saúde da Embrapa, Maria do Socorro Rocha Bastos.

Texto: Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG) com colaboração de Kadijah Suleiman (22.729/RJ), Aline Bastos (MTb 31.779/RJ) Joana Silva (MTb 19554/SP) e Valéria Costa.

Próxima edição:

09.-11.04.2024

10h às 19h

Distrito Anhembi - SP

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Assine nossa Newsletter

Captcha obrigatório

Ao clicar em "Cadastre-se", você concorda com nossa Política de Privacidade.

Quero ser avisado quando abrir o credenciamento para a
Anuga Select Brazil 2024!

Preencha o formulário abaixo e seja avisado quando o abrir o credenciamento.

Captcha obrigatório

Ao clicar em "Enviar", você concorda com nossa Política de Privacidade.

*Atenção: Este formulário não garante sua inscrição como visitante na Anuga Select Brazil 2024. É necessário realizar o seu cadastro após a abertura oficial das inscrições.