Evento que acontecerá em março do próximo ano em São Paulo deverá ter crescimento de 60% e um público qualificado de 10 mil visitantes
São Paulo, dezembro de 2019 – Com a presença de importantes players do mercado de alimentos e bebidas e das entidades que representam esses dois setores da economia, a ANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, única plataforma de negócios exclusiva para esses setores na América do Sul, realizou um Encontro de Líderes para apresentar a evolução da feira, que acontece entre 9 e 11 de março do próximo ano no São Paulo Expo. O evento também foi palco para anunciar o acordo de cooperação com a Apex-Brasil.
Durante o evento, Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora da feira, afirmou que a adesão das empresas está sendo muito grande para a segunda edição da ANUFOOD Brazil e que a expectativa é fechar 2019 com 80% dos espaços comercializados.
A primeira edição da feira, realizada este ano, foi um sucesso ao reunir 7.395 visitantes qualificados, de 39 países, além de todos os estados brasileiros. Para 2020, as projeções são de mais de 10 mil visitantes. “Em um levantamento feito durante o evento deste ano, concluímos que entre os participantes, 53% eram do segmento de Food Service, 17% de importadores, 8% de supermercadistas, 3% de importadores e 19% outros setores”, afirma Facchinetti. “Dentre eles 83% tem poder nas tomadas de decisão, 95% estão satisfeitos e recomendariam o evento, 94% afirmam que retornarão em 2020. Estes indicadores confirmam que estamos no caminho certo”.
A ANUFOOD Brazil é versão brasileira da Anuga, maior evento mundial do setor, que completou 100 anos em outubro, durante sua 35ª edição em Colônia, na Alemanha. Uma experiência reproduzida na primeira edição da ANUFOOD Brazil e que, segundo Facchinetti, será superada em 2020. “Hoje já temos 150 empresas confirmadas para a feira e o pré-credenciamento de visitantes está 56% maior que o registrado no mesmo período de 2018”.
Para o próximo ano, Facchinetti destacou algumas novidades e projetos especiais com o apoio das entidades setoriais e parceiros, entre elas a parceria estratégicacom a ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) com o foco em aumentar os visitantes desse setor, a parceria com a Revista S/A Varejo que planeja levar cerca de 150 donos, presidentes e diretores do setor supermercadistas para visitar a feira, a participação do Ministério da Agricultura (MAPA) com estande institucional e participação de pequenos produtores certificados com produtos regionais de exportação, as caravanas Abrasel, que deverão superar 60 grupos, com compradores de bares e restaurantes de outros estados e empresários do interior paulista e, seguindo uma tendência de consumo, o Pavilhão Vegano com o apoio do Instituto Vegano, que apresentará diversas novidades desse setor.
A Koelnmesse também firmou parcerias com o Sindal (Sindicato dos Fabricantes de Equipamentos, das Empresas Fornecedoras de Produtos e Serviços de projetos, Montagens e Manutenção de Cozinhas Industriais) para a instalação da edição inaugural do Showroom SINDAL de Equipamentos e Tecnologia, quer terá exibição das mais recentes tecnologias em equipamentos do mercado de food service; e com a Euromonitor para a realização de um Seminário sobre as principais tendências e melhores práticas em e-commerce para o varejo no setor de alimentos e bebidas. Outra iniciativa é o espaço Prime Club, destinado a visitantes Vips do setor.
Também serão realizados, durante a feira, o II Congresso ANUFOOD Brazil, com curadoria da GV Agro, e o Congresso ABIR, que completará 70 anos em 2020. A próxima edição contará ainda com o II Encontro Abrasel, a Oficina ConPizza e a Confeitaria & Panificação Show, atividades que promovem a experiência do visitante.
Acordo APEX-Brasil
Durante o Encontro de Líderes, a direção da Koelnmesse assinou um termo de cooperação com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Sérgio Segovia, presidente da Apex-Brasil, ressaltou que a parceria faz parte da política de fomento da Agência em promover as empresas brasileiras. “Estaremos juntos, empenhados em ampliar a visibilidade do evento timular essa aproximação entre os compradores externos e os nossos produtores.”
Segóvia afirmou ainda que, no caso da Apex-Brasil, “atuaremos junto aos nossos parceiros do setor de alimentos e bebidas, e também, de modo geral, junto ao grande público de interesse, incluindo aqui empresas e instituições especializadas no Brasil e no exterior que possam ser alcançadas via nossa base de dados e rede de escritórios no exterior timular essa aproximação entre os compradores externos e os nossos produtores.”
O presidente da Apex-Brasil lembrou que o agronegócio é a principal pauta no esforço de abertura de novos mercados internacionais para os fabricantes brasileiros, correspondendo a 28% do volume de negócios gerados. “E uma feira como a ANUFOOD oferece mais uma ferramenta para estimular essa aproximação entre os compradores externos e os nossos produtores.”
Levando em conta a área de atuação específica da Koelnmesse e de seus parceiros, Segóvia destacou que a Apex-Brasil tem apoiado os segmentos relacionados a alimentos, bebidas e agronegócio de forma assídua e dedicada, ao longo de seus mais de 20 anos de atividade. “A Agência sente-se honrada por estar lado a lado com um importante player da iniciativa privada global e por poder apoiar uma plataforma geradora de negócios internacionais que tende a alcançar, de modo cada vez mais amplo, as empresas brasileiras, incluídas, naturalmente, as centenas que integram as entidades de classe conveniadas com a Apex-Brasil, por meio dos Projetos Setoriais“, disse.
E concluiu: “Com o instrumento assinado, reconhecemos o valor de uma vitrine que serve ao propósito de confirmar o protagonismo do Brasil no setor Agro no cenário global. Confio que nossa parceria tem tudo para proporcionar resultados excelentes“.
Apoio das lideranças do setor
A ANUFOOD Brazil também tem o apoio das principais entidades de classe do setor de alimentos e bebidas. Durante o evento, realizado na sede da FGV (Fundação Getúlio Vargas), em São Paulo, o presidente executivo do Investe São Paulo, programa do governo estadual, Wilson Mello, disse que faltava um evento no modelo da ANUFOOD no Brasil. “E não vamos poupar esforços para que os compradores globais estejam no evento”.
Igor Castro, diretor técnico da ABIR (Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas) ressaltou que a feira é a melhor oportunidade do setor “ser colocado na vitrine mundial”. O diretor de Assuntos Institucionais do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), Luis Madi, também entende que “a feira dá a visibilidade que a indústria de alimentos e de bebidas precisa”.
Liege Vergili Correia, diretora Executiva da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), ressaltou que a instituição participa há 20 anos da ANUGA e sempre sentiu a necessidade de uma feira nos mesmos moldes no Brasil. “A ANUFOOD tem potencial para atrair os importadores e dar a oportunidade de fazermos negócios aqui”.
Para Rogério Oliva, diretor de Relacionamento Comercial e Marketing da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), será uma oportunidade da entidade fazer a aproximação de suas associadas com as empresas que estarão expondo na ANUFOOD Brazil, bem como com os visitantes da feira dos diversos canais de venda para os produtos de alimentos e bebidas. O presidente executivo da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) Cláudio Zanão também entende que a ANUFOOD Brazil é uma feira de negócios “e é isso que precisamos no momento”.