– A pandemia e o tema da segurança têm favorecido oportunidades de “hiperconveniência”
O futuro chegou no mercado do seu bairro, e mais especificamente, no seu condomínio. Sem sair de sua zona de conforto e segurança, já é possível fazer compras de forma automatizada em muitos prédios e condomínios brasileiros, e a qualquer hora do dia. É a era da “hiperconveniência”, uma tendência de varejo lançada nos Estados Unidos, que está pegando forte no Brasil.
A primeira experiência surgiu pouco antes da pandemia, em janeiro de 2020. A gigante Amazon inaugurou seu modelo Amazon Go, um supermercado autônomo de grande porte, oferecendo uma experiência que chamou “just walk out”, ou “basta sair”, em português.
A proposta da Amazon é dar aos consumidores as 3Ws das compras autônomas: Whenever, Whatever, Wherever, quer dizer, a possibilidade de comprar quando, o quê, e onde quer que seja. No Brasil, o supermercado paulista Hirota, foi pioneiro nessa experiência, abrindo a sua primeira loja assim que a pandemia começou, e com um diferencial, oferecendo essa conveniência dentro dos condomínios e não nas ruas, como fez a Amazon.
“O nosso Presidente, Francisco Hirota, já pensava em lançar algo nesta linha, mas com a chegada da pandemia a decisão foi imediata e em 100 dias já lançamos a primeira loja”, conta Hélio Freddi Filho, Diretor de Expansão e Comunicação do Hirota.
A decisão foi tão acertada que em apenas um ano e meio, o Hirota já tem 70 mini mercados automatizados em condomínios residenciais e deve abrir pelo menos mais 52 lojas este ano, praticamente uma nova loja por semana. “Somos pioneiros neste formato e queremos nos manter na liderança. Com o fim da pandemia temos planos de levar este formato também para grandes empresas.”, diz o executivo.
As lojas do Hirota funcionam em salas cedidas pelos condomínios ou em contêineres instalados por eles e oferecem um mix de 500 itens. A aceitação deste novo modelo tem sido alta nos condomínios onde há fila de espera em dia de inauguração. “Afinal todos querem conforto e a segurança do lar na hora de fazer as suas compras”, diz Freddi Filho.
Com o sucesso do projeto, o modelo de loja de conveniência express e autônoma será o foco do Hirota nos próximos anos, garante. No total, a rede já tem 112 lojas em operação, entre supermercados, lojas express e condomínios residenciais.
O conceito de um Supermercado Modelo
Esse é um dos assuntos que devem atrair os participantes para o Supermercado Modelo, espaço da Expo Supermercados, organizado em parceria com a ANUFOOD Brazil 2022, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de abril, no São Paulo Expo.
“Com a pandemia e o tema da segurança, os mercados de vizinhança brasileiros souberam explorar esse nicho em condomínios, com grande potencial para o crescimento dos seus negócios”, observa Fabiano Polese, especialista em marketing para pequenos e médios negócios, e diretor da Expo Supermercados, feira especializada em mercados de vizinhança, fundada há 21 anos em Porto Alegre.
“Esse será um dos assuntos da nossa programação. Vamos apresentar a experiência das lojas autônomas dentro do Supermercado Modelo”, anuncia Polese sobre os encontros, experiências e inovações previstos na programação da Expo Supermercados. Aliás, será a primeira vez que o evento apresentará seu Supermercado Modelo em São Paulo.
O Supermercado Modelo funcionará em uma área dedicada de 150m2 dentro da feira, com tecnologias, soluções e equipamentos de última geração em exposição. A proposta é oferecer experiências inovadoras como a das lojas autônomas, mas ser também um ponto de encontro, de conhecimento e networking para os profissionais do segmento de supermercados de bairro e vizinhança.
“Novidades, tendências e modelos disruptivos fazem parte do varejo alimentar e, com certeza, terão destaque nas discussões durante os três dias da feira”, diz Michael Fine, gerente da ANUFOOD Brazil 2022, organizada pela filial brasileira da alemã Koelnmesse, líder mundial na organização de feiras para o setor de alimentos e bebidas.
O executivo explica que “os três auditórios do evento (Auditório Principal, Auditório Food Trends e NEXT Food Spotlight) terão uma programação muito rica de conteúdos, que serão apresentados por especialistas do setor durante os três dias. Cada conteúdo contribuirá com informações extremamente relevantes para o público visitante da feira”.
Uma experiência em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
Um dos parceiros da Expo Supermercados, a rede Super Daki, de Porto Alegre, já implantou essa experiência com sucesso. Fundada há 20 anos, a empresa familiar inaugurou no começo deste ano duas lojas de conveniência autônomas sob a marca “Pocket by Daki” para atender os condomínios fechados Reserva Ecoville e Parque Iguaçu, vizinhos do Super Daki Ecoville, na zona norte de Porto Alegre.
As lojas oferecem pão quente de manhã e à tarde, carnes para fazer comida caseira, como moída e picada, durante a semana, e cortes para churrasco e linguiça nos finais de semana. “Já teve cliente que me deu parabéns por encontrar massa de pastel”, conta Paulo Dreger, diretor da Super Daki, que segue de perto a movimentação nas lojas autônomas e cuida para se antecipar e evitar que seus clientes saiam do condomínio para fazer suas compras de último minuto.
As lojas, de 35 e 45 metros quadrados, que atendem um condomínio com 4B8r3B4p7yhRXuBWLqsQ546WR43cqQwrbXMDFnBi6vSJBeif8tPW85a7r7DM961Jvk4hdryZoByEp8GC8HzsqJpRN4FxGM9 Keeping Unit), unidades de manutenção de estoque, e já representam 4% do faturamento do negócio.
“As lojas funcionam como um quebra galho dentro dos condomínios, quando aparece uma visita, quando falta cerveja”, explica Dreger que vê como parte importante do negócio a retaguarda logística. “Tem que ter uma loja de retaguarda para garantir o reabastecimento”.
A tecnologia também é muito importante no projeto. Câmeras, sensores, pagamento automático e até reconhecimento facial ajudam a identificar, por exemplo, menores de 18 anos, que não podem comprar nem cigarros nem bebidas alcoólicas nas lojas. Mesmo assim, a estrutura das lojas prevê a presença de um funcionário que anota pedidos e dá aquela atenção especial que faz o cliente se sentir especial.
Esse modelo vai ser a principal estratégia de crescimento do Super Daki, que até o próximo ano deve abrir 10 lojas em Balneário Camboriú e mais duas em Porto Alegre. O investimento é alto, e a operação é complexa, mas o retorno tem sido bom, tanto em faturamento como em parcerias com grandes marcas como Coca Cola, Kibon e Angus, interessados em exclusividade nas lojas.
“Cada loja tem um investimento de 400 mil reais, mas a demanda é boa e o investimento se paga em 30 meses”, conta Dreger. Atualmente, as duas lojas faturam 100 mil e a que fica no condomínio menor 50 mil.
Para Polese, esse modelo oferece várias vantagens aos consumidores, como comodidade, agilidade, conveniência na hora e local que mais precisa. Ele traz também modernidade e novas experiências para o consumidor.
“As lojas de conveniência autônomas em condomínios são uma tendência com grande potencial e é um dos temas que vão provocar discussões interessantes durante a feira. Elas trazem para os mercados a possibilidade de repassar um valor diferenciado, por exemplo”, afirma.
O especialista aconselha que o dono do mercado de conveniência, um supermercadista, utilize todo seu sistema de compras, estoque, gestão, know-how para contribuir neste novo negócio e faturar muito mais!
Serviço:
ANUFOOD Brazil
Data: Abril 12-14, 2022
Horário: 10h – 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL.
Parceiro Social: Gerando Falcões
Sobre a ANUFOOD Brazil – ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getulio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Mais informações: www.anuga-brazil.com.br
Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.
Mais informações: http://www.global-competence.net/Global-Competence-in-Food-and-FoodTec/
Os próximos eventos da Koelnmesse:
ISM Japan – The dedicated showcase for Sweets & Snacks in Japan, Tôkio 13.04 – 15.04.2022
Wine & Gourmet – International Wine, Beer, Spirits, Gourmet Food and Bar Exhibition & Conference, Tôkio 13.04 – 15.04.2022
ANUFOOD China – The leading food & beverage exhibition for Southern China, Shenzhen 20.04 – 22.04.2022
Nota aos editores
– Fotos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para download no site
https://anuga-brazil.com.br/galeria-de-fotos/
– Vídeos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para acessar no site
https://anuga-brazil.com.br/galeria-de-videos/
ANUFOOD Brazil nas redes sociais:
Facebook:
facebook.com/anufoodbrazil
Instagram:
@anufoodbr
LinKedin:
https://www.linkedin.com/company/anufood-brazil/