– O mix é uma estratégia-chave para fidelizar consumidores e sobretudo rentabilizar o negócio. Saiba como e onde identificar inovações e produtos diferenciados para o seu supermercado
Conteúdo patrocinado por ANUFOOD Brazil
Sortimento é o atributo número 1 na satisfação dos consumidores em relação a um supermercado, aponta levantamento da consultoria dunnhumby. Outros fatores relacionados à variedade do que é comercializado também fazem parte da lista. Produtos frescos, naturais e orgânicos, por exemplo, são o 4º item mais importante, enquanto marca própria vem logo a seguir. A mensagem é bastante clara: o mix é uma estratégia-chave para fidelizar o cliente, que vem mudando de hábitos rapidamente, além de ajudar a rentabilizar o negócio.
Mas, diante de uma quantidade enorme de SKUs disponíveis no mercado, quais selecionar para atender o consumidor? E onde procurar por esses produtos?
Para responder à primeira pergunta, o varejista deve partir da identificação daqueles que atendem novas necessidades da sua clientela. O que, conforme estudos de hábitos de compra, passa sobretudo por marcas locais e produtos artesanais e com apelo à saudabilidade.
“O consumidor está procurando mais alimentos saudáveis, orgânicos e veganos. Os supermercados já estão atentos e têm buscado ampliar as opções que seus negócios oferecem a esse público crescente”, observa Michael Fine, gerente da ANUFOOD Brazil .
Ele explica que essa tendência terá atenção especial na edição deste ano da feira, que será realizada entre os dias 12 e 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento, aliás, pode ser uma alternativa interessante à dúvida de muitos varejistas sobre onde procurar os produtos que mais se encaixam no sortimento do seu supermercado.
Mais de 900 marcas
A feira contará com mais de 300 expositores de alimentos e bebidas, cujo número de marcas somadas supera 900. Um deles é a food tech do segmento de lácteos NoMoo, que fornece produtos 100% de origem vegetal. Engana-se quem imagina que o principal público da linha é apenas o de vegano e o de pessoas com intolerância.
“Os consumidores vêm buscando alternativas à alimentação tradicional, por motivos de saúde, ideologia e até emagrecimento”, diz Marcelo Doin, sócio-fundador da NoMoo. Segundo ele, a maioria dos consumidores da marca é composta por flexitarianos – que priorizam a alimentação vegetariana, mas eventualmente comem algum tipo de carne – e por pessoas que buscam uma alimentação mais consciente e saudável, conceito conhecido como welness.
“A NoMoo triplicou de tamanho no último trimestre de 2021. Em 2022, pretendemos crescer em 300% o nosso faturamento, com o lançamento de novos SKUs, exportações e abertura de novos pontos de venda”, prevê Doin.
Inovação no mix
Outra forma de conhecer novos produtos e fornecedores é por meio da Local.e e da Muda Meu Mundo, duas plataformas que conectam varejistas a produtores (uma de produtos industrializados e outra de hortifrútis), que estarão presentes na ANUFOOD Brazil deste ano.
Para se ter uma ideia sobre a importância das inovações para os negócios, levantamento feito pelo instituto Toluna em parceria com a Local.e constatou que 84% dos brasileiros gostam de experimentar novos produtos e que 53% sentem falta da variedade de produtos e marcas nos supermercados.
Conteúdo para o varejo
Neste ano, a estimativa é de que a feira receba 12 mil visitantes. Desse total, 20% deverão ser varejistas do setor de supermercados. Muitos estão se organizando para comparecer ao evento. É o caso de uma caravana com 11 supermercadistas de Tocantins. “É uma oportunidade para os empresários tocantinenses trocarem experiências e debaterem o futuro do setor”, explica João Marcelo Nogueira Vaz, assessor de Finanças da Supercont, que organizou a vinda dos participantes para o evento.
O grupo também vai acompanhar o 1º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro, que ocorre dentro da ANUFOOD Brazil, em parceria com a Expo Supermercados nos dias 13 e 14 de abril das 10h às 12h, no auditório principal da feira.
Em relação à 2ª edição realizada em 2020, a ANUFOOD Brazil deste ano apresenta um aumento de 38% na quantidade de expositores. Destaque para os 11 pavilhões internacionais com a participação de 16 países, como EUA, Argentina, Peru, Uruguai, Itália, Alemanha, Turquia, Indonésia e Sri Lanka. Os produtos nacionais também terão forte presença nos sete pavilhões organizados por Sebrae, Sebrae-RS, Sebrae-MG RZMV, CNA/AGRO.BR, MAPA/SAFC, Organis e Local.e. Além disso, haverá 3 auditórios com mais de 60 horas de informação, além de três rodadas de negócios.
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