– Feira internacional de alimentos e bebidas reflete a inovação carioca no setor
A 3ª edição da ANUFOOD Brazil 2022, que acontece entre os dias 12 e 14 de abril no São Paulo Expo, reunirá fabricantes de alimentos e bebidas nacionais e internacionais, operadores de food service, importadores, exportadores, distribuidores, redes hoteleiras e especialistas do setor.
O Estado do Rio de Janeiro hoje ocupa posição privilegiada no setor, com 37,5 mil empresas formais ou 14% do total de estabelecimentos formais fluminenses, segundo levantamento do Sebrae-RJ. O segmento de Alimentos e Bebidas ocupa 10% da mão de obra empregada, além de ser responsável por 5% da renda salarial.
Já no País, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o setor de alimentos fechou o ano de 2021 com faturamento de R$ 922,6 bilhões, 16,9% superior ao registrado em 2020, o que corresponde a 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado para o ano passado. O levantamento também aponta que as vendas do segmento cresceram 3,2% e a produção, 1,3%. Considerando apenas as vendas para o mercado interno, que representam 73,5% do faturamento, o aumento foi de 1,8%. Já as exportações, que respondem por 26,5% das vendas, aumentaram 18,6% e atingiram o recorde de US$ 45,2 bilhões.
Entre os expositores confirmados na ANUFOOD Brazil 2022, destacam-se várias empresas fluminenses com produtos inovadores, como a Haru’s, No Moo, Nuu Alimentos, Leatt, Better Drinks e CMC Itália.
A Better Drinks, holding que reúne cinco marcas já existentes do setor, apresentará seu portfólio de produtos: a Vivant (vinhos em lata), a Baer-Mate (bebida de mate, gás e cafeína natural), a F!ve Drinks (coquetéis prontos), a Praya (cerveja artesanal) e a Mamba (águas). A fusão, ocorrida em janeiro deste ano, tem como objetivo fortalecer a participação da nova empresa no mercado de bebidas no Brasil.
Dentre outras marcas fluminenses, a CMC Itália chega à ANUFOOD Brazil como Nonno Foods. Sediada em Paraíba do Sul, no interior do Estado do Rio de Janeiro, a alteração do nome fantasia, de acordo com Caio Gomes, da área comercial, faz parte da evolução da empresa, criada em 2009 e que teve o início de suas atividades em 2012, atuando sempre na área de derivados lácteos e charcutaria de produtos de origem animal, popularmente conhecido como frios ou embutidos.
“Nosso carro chefe é o Presunto di Parma, produto originado da cura e maturação do pernil suíno, no qual tem apenas um ingrediente que é o sal e após a salga passa por um período de maturação de 12 meses no mínimo”, explica Gomes. “Nós trabalhamos com o fatiamento de frios importados da Itália e da Holanda. Para os frios cárneos (presunto cru, salames) trabalhamos com as marcas Bravo Gianni e Vilani, os frios lácteos (queijos) com as marcas Campirossi e Monnalisa, esta última iremos aproveitar a oportunidade de estar na feira para lançá-la no mercado”, garante.
A empresa tem sua origem na Itália, constituída por três sócios italianos, sendo dois através de pessoa jurídica – Villani S.P.A fundada em 1886, em Castelnuovo Rangone – Modena, e Dalter Alimentari S.P.A, fundada em 1978 também situada na região da Emília Romana, além do sócio Giovanni Carboni, nascido na cidade de Roma e que hoje vive no Brasil.
O público também poderá conferir no estande da Nonno Foods uma variedade de salames finos italianos como o Milano, o salame Napoli, mortadela Bologna, Coppa, além dos queijos como Grana Padano e Pecorino Romano e outros queijos da Holanda como Maasdam, Gouda e Le Chevre.
Serviço:
ANUFOOD Brazil
Data: Abril 12-14, 2022
Horário: 10h – 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL.
Parceiro Social: Gerando Falcões
Sobre a ANUFOOD Brazil – ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getulio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Mais informações: www.anuga-brazil.com.br
Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.
Mais informações: http://www.global-competence.net/Global-Competence-in-Food-and-FoodTec/
Os próximos eventos da Koelnmesse:
ISM Japan – The dedicated showcase for Sweets & Snacks in Japan, Tôkio 13.04 – 15.04.2022
Wine & Gourmet – International Wine, Beer, Spirits, Gourmet Food and Bar Exhibition & Conference, Tôkio 13.04 – 15.04.2022
ANUFOOD China – The leading food & beverage exhibition for Southern China, Shenzhen 20.04 – 22.04.2022
Nota aos editores
– Fotos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para download no site
https://anuga-brazil.com.br/galeria-de-fotos/
– Vídeos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para acessar no site
https://anuga-brazil.com.br/galeria-de-videos/
ANUFOOD Brazil nas redes sociais:
Facebook:
facebook.com/anufoodbrazil
Instagram:
@anufoodbr
LinKedin:
https://www.linkedin.com/company/anufood-brazil/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCebO5_epuMPam5T6hBHVOjQ