Feiras farão intercâmbio de visitantes, com transporte gratuito; 34% dos lares brasileiros consomem produtos de marcas próprias regularmente
A 6ª edição da Anuga Select Brazil, referência global no setor de alimentos e bebidas, será a primeira em parceria com a Private Label Brazil, principal feira de marcas próprias e terceirização da América Latina. A expectativa dos organizadores é unir forças, potencializando as oportunidades de negócios para os players em um ambiente propício para networking qualificado e alianças estratégicas.
Os visitantes terão acesso facilitado a ambas as feiras através de um serviço de transporte gratuito interligando os dois eventos, cujos centros de exposição estão separados por apenas 4 km de distância. Enquanto a Anuga acontece entre os dias 8 e 10 de abril no Distrito Anhembi, o Pro Magno recebe a Private Label nos dias 9 e 10.
“Com a parceria, a programação de palestras e paineis da Private Label será feita no espaço da Anuga, ajudando a levar informações de mercado e tendências para um público ainda mais abrangente. Vamos proporcionar uma plataforma robusta para que indústrias, distribuidores e varejistas encontrem soluções inovadoras, explorem novas oportunidades e desenvolvam relacionamentos de longo prazo. Ainda há um grande potencial inexplorado e esse intercâmbio pode contribuir para expansão”, declara Giulio Rossi, Diretor-Geral da Private Label Brazil.
Segundo pesquisa da Nielsen, 34% dos lares brasileiros já consomem produtos de marcas próprias regularmente. Esses itens, de acordo com a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), permitem uma economia de 30% no comparativo com as marcas tradicionais. No entanto, a participação das marcas próprias no setor de supermercados ainda é de aproximadamente 7% no Brasil, enquanto na Europa esse número ultrapassa os 30%.
“O consumidor está cada vez mais exigente e busca qualidade aliada a um bom custo-benefício. A parceria entre os eventos vem para fortalecer ainda mais ambos os segmentos no país criando um ambiente estratégico para que indústrias e varejistas criem soluções alinhadas às novas demandas do mercado. Não tenho dúvidas que vamos gerar muito conhecimento e insights valiosos para que o setor de alimentos e bebidas continue crescendo de forma sustentável e inovadora”, afirma Polliana Claudino, gerente de projetos da Anuga.
Melhora de percepção no Brasil
Rossi aponta que o crescimento das marcas próprias no Brasil é impulsionado por diversos fatores, sendo que o importante deles, provavelmente, é a busca do consumidor por produtos que ofereçam qualidade com preços justos, principalmente em um cenário econômico desafiador. Além da alta no setor de alimentos e bebidas, as marcas próprias também trouxeram um grande retorno para as farmácias: as cinco principais redes nacionais registraram um aumento de quase 60% no faturamento.
“Os varejistas passaram a investir mais na qualidade e inovação dos produtos de marca própria, tornando-os competitivos frente às marcas tradicionais. A melhoria na percepção do consumidor, aliada a estratégias eficientes de marketing e distribuição, tem contribuído para o avanço significativo desse segmento. Com a consolidação desse movimento, a lealdade do consumidor tem se fortalecido, o que leva os varejistas a expandirem ainda mais seus portfólios e categorias de produtos”, diz Rossi.
A transformação significativa nos processos produtivos, com rigoroso controle de qualidade e maior preocupação com a formulação dos produtos, foi crucial para essa mudança de percepção. Certificações específicas, novas tecnologias e embalagens mais sofisticadas têm contribuído para que os consumidores percebam as marcas próprias como equivalentes – e, em alguns casos, superiores – às marcas tradicionais, representando mudança de paradigma.
“A segmentação do mercado tem permitido a criação de linhas premium e produtos voltados para nichos específicos, como orgânicos, veganos e funcionais. O avanço da tecnologia também tem facilitado a personalização e o aprimoramento dos produtos, tornando as marcas próprias cada vez mais competitivas e atrativas para os consumidores. Um dos pontos que chama atenção é também o cuidado com a embalagem, tanto que decidimos dedicar parte do espaço na feira para abordar essa questão. Esse item está diretamente relacionado à valorização do produto de qualidade”, conta o Diretor-Geral da Private Label Brazil.
Segundo Rossi, a complexidade da cadeia de suprimentos, a necessidade de garantir um alto padrão de qualidade e a construção de uma identidade de marca forte ainda são as principais dificuldades. “Desenvolver estratégias sustentáveis de forma a equilibrar custos operacionais, promover inovação e garantir diferenciação para se destacarem no mercado e conquistar a desejada confiança dos consumidores são fundamentais”, destaca.
Acompanhe as outras principais atrações:
Serviço:
Anuga Select Brazil
Data: 8 a 10 de abril de 2025
Horário: 10h às 19h
Local: Distrito Anhembi – Pavilhão 1
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP.
Parceiros Estratégicos: ABIR , ABIS, ABRASEL, APEX-BRASIL, EMBRAPA e EXPO SUPERMERCADOS.
Sobre a Anuga Select Brazil – É organizada pela Koelnmesse Brasil que, por meio da Feira, dedica o devido espaço a toda diversidade de atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 8 a 10 de abril de 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.
Mais informações: https://anuga-brazil.com.br/
Anuga Brazil nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/anugabrazil
Instagram: anugabrazil
LinKedin:https://www.linkedin.com/company/anuga-brazil/
Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCebO5_epuMPam5T6hBHVOjQ
Fotos acesse aqui
Informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação – Koelnmesse Brasil
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br | 11-99228-7836
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
(11) 3030-9463 | 3030-9404
www.2pro.com.br
Em caso de publicação, agradecemos o envio de um exemplar.