Mais de 300 expositores apresentam lançamentos, novidades e inovação de setores que movimentam os negócios do mercado de alimentos e bebidas
A ANUFOOD Brazil 2023 – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, versão sul-americana da Anuga, maior feira mundial do setor de alimentos e bebidas, foi aberta nesta terça-feira (11), no Distrito Anhembi, em São Paulo, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, representando o Governador, executivos das entidades setoriais, dos consulados e câmaras de comércio, e representantes de toda a cadeia produtiva do Brasil e de 23 países. Em sua 4ª edição, a mostra reúne mais de 300 expositores que apresentam lançamentos, novidades e inovação. Mais de 15 mil profissionais do varejo, food service, hotelaria, distribuição e os demais agentes do mercado de alimentos e bebidas são esperados até quinta-feira (13).
Durante a cerimônia de abertura, Oliver Frese, Chief Operation Officer da Koelnmesse GmbH, agradeceu a todos os parceiros que possibilitaram a realização da 4ª edição da ANUFOOD Brasil. “É uma oportunidade para se aproveitar toda essa variedade e pluralidade de produtos muito expressiva na feira”, afirmou.
Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora da feira, ressaltou que muitas novidades em produtos e serviços estão presentes na ANUFOOD, com inovações e oportunidades de negócios. “Serão três dias intensos que, sem dúvida, vão gerar experiências positivas para as empresas e os visitantes. Entre as novidades, está nosso parceiro social o Mesa Brasil SESC, programa que contribui para a diminuição do desperdício de alimentos e reduz a condição de insegurança alimentar da população; o Cooking Show, espaço compartilhado com marcas expositoras e SENAI/SENAC para apresentação de receitas e cardápios criativos. E, pelo segundo ano consecutivo, temos a honra de sediar o Congresso Nacional de Supermercados de Bairro, realizado pela Expo Supermercados.”
Os visitantes terão acesso total a mais de 90 horas de conteúdo nos seis auditórios da feira, organizado e apresentado por especialistas renomados do setor de A&B.
Já a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, lembrou que o órgão, que promove as exportações brasileiras, trouxe 53 expositores, selecionados entre centenas de empresas que participaram da qualificação realizada no ano passado. “Eles representam as cinco regiões brasileiras e trazem produtos típicos como açaí, cupuaçu, cachaças, queijos”, explicou.
Ana Paula lembrou ainda que a Apex trouxe 11 compradores internacionais, vindos da Europa, Oriente Médio e Estados Unidos, que deverão realizar mais de 250 negócios nos três dias da feira, durante as rodadas de negócios. “No ano passado, esses negócios geraram US$ 800 mil durante a feira e mais de US$ 6 milhões nos seis meses seguintes. Este ano prevemos valores ainda maiores”.
Embrapa 50 anos
Parceira da ANUFOOD Brasil desde a primeira edição, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, comemora seus 50 anos durante o evento. Para Celso Luiz Moretti, presidente da estatal, é uma oportunidade fantástica para mostrar o trabalho na busca por soluções para a agropecuária tropical. “São cinco décadas de desenvolvimento de tecnologias que auxiliam o Brasil a ganhar o protagonismo na produção mundial de alimentos”, lembrou. A empresa trouxe para o evento representantes de seus 11 centros de pesquisa.
Joseph Weiss, cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, celebrou a retomada dos
negócios no setor de feiras e destacou que o estado é o local mais importante para
esses eventos na América Latina. “Tem crescido o interesse da Alemanha no Brasil.
Ainda mais neste momento em que a segurança alimentar mundial preocupa a todos.
Tanto que o governo alemão e o brasileiro têm se aproximado, o que deve aumentar
a parceria estratégica entre os dois países”.
Representando o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de
Desenvolvimento Econômico municipal em exercício, Armando Júnior, ressaltou que
a cidade é referência mundial em gastronomia, o que mostra a importância do evento.
“Temos mais de 25 mil estabelecimentos do setor, que emprega diretamente cerca
de 250 profissionais e gera mais de um milhão de empregos indiretos”, afirmou.
Já Jorge Lima, secretário estadual de Desenvolvimento, que representou o governador
Tarcísio Gomes de Freitas, enalteceu o trabalho que o governo paulista está
desenvolvendo para levar o PIB do Agronegócio para o interior do Estado. “A capital
hoje representa 51% do PIB agro, que somados a outras cidades, como Campinas e São
José dos Campos, que estão no entorno, chegam a mais de 80%. Por isso, planejamos
fazer com que essa representação do PIB seja mais distribuída”.
Também presente na cerimônia de abertura, Alexandre Novachi, diretor de Assuntos
Regulatórios e Científicos da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos – ABIA,
representando o presidente executivo da entidade, João Dornellas, para quem este é
um ano importante, pois a associação completa 60 anos e serão implementadas novas
ferramentas de informação nutricional dos alimentos.
Vitor Bicca, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de
Bebidas não Alcoólicas – ABIR, disse que a feira é fundamental para o setor brasileiro,
que é, segundo ele, o quarto maior mercado do mundo. “Hoje, nosso segmento voltou
aos níveis de negócios registrados em 2019, depois de forte queda durante a
pandemia. E isso se deve também à ANUFOOD.”
Para saber mais, acesse em atrações a programação completa.
Próximos eventos:
ANUFOOD Brazil, São Paulo, Brasil, 11.-13.04.2023
FIT 0/16, São Paulo, Brasil, 24.-26.04.2023
Pueri Expo, São Paulo, Brasil, 24.-26.04.2023
Serviço:
ANUFOOD Brazil
Data: Abril 11-13, 2023
Horário: 10h – 19h
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Jardim São Bento, São Paulo/SP
Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL.
Sobre a ANUFOOD Brazil – A ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 11 a 13 de abril de 2023, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Mais informações: https://www.anuga-brazil.com.br
Informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação – Koelnmesse Brasil
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
(11) 3030-9463 | 3030-9404
www.2pro.com.br
Em caso de publicação, agradecemos o envio de um exemplar.