Os consumidores estão atentos às suas compras, procurando maneiras de tomar decisões positivas sobre o que consomem e soluções para o impacto negativo que o consumismo tem no mundo. O bem-estar animal ganhou força recentemente e esse é o foco da tendência “Consumidores Conscientes”, identificada pela empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International como uma das dez tendências globais de consumo em 2019.
O veganismo, que já foi considerado exclusividade de consumidores extremistas, está sendo adotado por uma vasta gama de pessoas, não necessariamente 100% do tempo. De indivíduos preocupados com a saúde àqueles que se preocupam com o bem-estar animal e também àqueles que percebem como o meio-ambiente está sendo afetado negativamente pela produção industrial de carnes, os hábitos de consumo de produtos animais vêm mudando no Brasil.
“A prática não é mais vista como uma erradicação de todos os produtos de origem animal, mas passa a ser parte da busca pela saudabilidade. Os consumidores de hoje têm uma abordagem mais flexível e podem escolher ser veganos, ou flexitarianos, durante uma refeição, um ou dois dias por semana”, comenta Caroline Kurzweil, analista da Euromonitor .
Essa tendência está impulsionando o consumo de categorias antes posicionadas exclusivamente para o público vegano ou vegetariano. A categoria de “outras bebidas vegetais” (que excluem os produtos à base de soja, mas incluem outros como base de leite de coco, arroz, amêndoas e outras castanhas), por exemplo, apresentou um crescimento de 35% ao ano no Brasil entre 2013 e 2018, segundo dados da Euromonitor. Apesar de partir de uma base relativamente pequena, o crescimento é notável e significativamente acima de outras categorias de alimentos processados.
“Embora seja ainda um mercado de nicho no país, é notável o aumento no número de vegetarianos e veganos no Brasil. Até mesmo entre os onívoros e flexitarianos, houve um aumento da preocupação com a origem dos alimentos, encorajando as marcas brasileiras a inovarem e se reinventarem com o objetivo de se manterem relevantes neste novo mercado de consumidores conscientes”, complementa Kurzweil.
Em 2018, empresas consolidadas no segmento de alimentos anunciaram lançamentos importantes visando o Consumidor Consciente. A AB InBev e a Danone entraram na categoria de “bebidas vegetais” com as marcas Do Bem e Silk, respectivamente. A Coca-Cola e Nestlé reposicionaram e redesenharam suas linhas de produtos Ades e Nesfit, respectivamente. A BRF Brasil Foods, fabricante de carnes frescas e processadas, lançou recentemente a Sadia Bio. É a primeira marca de frango in natura congelado com certificação de tratamento humanizado dos animais voltada para o grande público.
“A BRF está estabelecendo novos padrões quando se trata de proteína animal. Após os escândalos envolvendo o consumo de carne, que diminuíram a confiança do consumidor na categoria, estratégias como essa parecem menos marketing e mais uma compreensão sobre as novas demanda do consumidor”, finaliza Kurzweil.
Para saber mais sobre a tendência “De volta ao básico pelo status”, faça o download do relatório “10 Principais Tendências Globais de Consumo 2019”: http://bit.ly/2Gl8Upr
Sobre a Euromonitor International
A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, somos líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferecemos soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em até 210 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.
Serviço:
ANUFOOD Brazil
Dias de Feira: 12 a 14 de março de 2019
Dias do Congresso: 12 e 13 de março de 2019
Horário: 10h – 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Sobre a ANUFOOD Brazil – A ANUFOOD Brazil está sendo organizada pela Koelnmesse do Brasilem parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de março de 2019, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Mais informações: anuga-brazil.com.br
Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.
Mais informações: http://www.global-competence.net/food/
Nota aos editores
– Fotos da Anuga, na Alemanha, podem servir de referência para a ANUFOOD Brazil 2019 e estão disponíveis para download no site http://www.anuga.com/anuga/press/image-database/index.php
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