Intenção é identificar os caminhos que a produção, do campo até as prateleiras do varejo, deve tomar para atender o crescimento da demanda nos próximos anos
Depois do sucesso da primeira edição do Congresso ANUFOOD Brazil, realizado este ano durante a 1ªANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, o GV Agro (Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas) já planeja a nova rodada de palestras para a segunda edição do evento, que acontece de 9 a 11 de março em São Paulo. Além da GV Agro (Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas) a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas) e ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos) também farão parte da curadoria de conteúdo.
De acordo com Roberto Rodrigues, coordenador da GV Agro e curador do Congresso, a intenção para o próximo ano é estimular o debate sobre as tendências alimentares mundiais. “Queremos avaliar quais são as tendências de consumo de alimentos no mundo e suas causas e consequências para a produção deles”, afirma Rodrigues. “É fundamental examinar os cenários, tanto nas questões que dizem respeito ao produtor quanto ao consumidor, para que seja possível orientar toda a cadeia produtiva”.
A primeira edição da ANUFOOD Brazil recebeu sete mil visitantes de 39 países. E a expectativa é de reunir um número ainda maior em 2020. Para o ex-ministro da Agricultura, esse é um fórum importante para as discussões sobre os caminhos para o abastecimento mundial e a segurança alimentar. “Na primeira edição falamos do crescimento da população mundial e a responsabilidade do Brasil na produção de alimentos”, destaca. “Nossa intenção era mostrar que para cumprirmos as expectativas da FAO era preciso ter estratégia muito clara em temas como logística, infraestrutura e, renda para o campo. Acredito que alcançamos nossa meta”.
Diante dos resultados, Rodrigues entende que é importante “saber o que o consumidor vai querer e o quanto isso é fruto de propaganda e quanto é fruto de convencimento desse consumidor. Ou seja, o que é realmente uma demanda consolidada para que tanto o campo como a indústria de alimentos possam focar suas produções e, assim, ter no Brasil uma estratégia de produção articulada com a demanda”.
Além do Congresso, a segunda edição da ANUFOOD Brazil também terá outras atividades paralelas, com destaque para a Rodada de Negócios com compradores nacionais e internacionais, PRIME CLUB – ANUFOOD Brazil, a Arena Show, Caravanas e Confeitaria & Panificação Show. Para 2020, a Koelnmesse calcula um crescimento de 60% na área de exposição, e o aumento da presença de tomadores de decisão de todo o Brasil, compradores internacionais de mais 40 países e compradores de diversos canais de venda: supermercados, distribuidores, atacadistas, restaurantes, hotéis, empresas de refeições coletivas, entre outros canais.
“Assim como na primeira edição, a ANUFOOD Brazil 2020 já conta com parcerias estratégicas das principais associações e sindicatos do setor de alimentos e bebidas. Além disso, contamos com um planejamento de marketing que inclui anúncios em todas as revistas nacionais do trade e também algumas mídias internacionais. Nosso foco é ampliar a visitação e manter a qualidade da primeira edição. Para isso, contamos também com nossa rede de contatos global da Koelnmesse”, ressalta Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora da feira.
Setores da ANUFOOD Brazil 2020:
- Agrifoods
- Meat
- Chilled & Fresh Food
- Dairy
- Drinks & Hot Beverages
- Fine Food
- Bread & Bakery
- Organic
- Sweets & Snacks
- Food Service