Bem-vindo ao nosso site! Explore o melhor conteúdo e descubra as últimas novidades.

Próxima edição:

08.-10.04.2025

10h às 19h

Distrito Anhembi - SP

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

08.-10.04.2025

10h às 19h

Distrito Anhembi - SP

Mercado externo é destino de 9 milhões das 10 milhões de sacas produzidas no país

 

O consumo dos chamados cafés especiais apresentam um forte crescimento dentro do Brasil, com uma evolução anual média de 15%. Entretanto, o mercado externo já percebeu a qualidade dos produtos brasileiros e é destino de 9 milhões das 10 milhões de sacas produzidas no país. As exportações desse produto de qualidade diferenciada já respondem  por 21,6% das receitas totais de remessas de cafés para o exterior.

 

Dados da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) referentes a 2018 indicam que da receita total de US$ 7,4 bilhões gerada por remessas de cafés de todos os tipos, US$ 1,6 bilhão é proveniente de cafés especiais. Os principais destinos do produto são Estados Unidos, Europa e Japão. Coreia do Sul também é um mercado considerado, onde já há boa penetração dos cafés especiais do Brasil, mas ainda aquém desses outros destinos, assim como a China é a “bola da vez” para ampliar a participação do Brasil neste país asiático, que possui um potencial enorme para expansão.

 

O crescimento das exportações no ano de 2019 é promissor. Cálculos da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café) indicam que de janeiro a abril último foram embarcadas 2,5 milhões de sacas, o que corresponde a uma evolução da ordem de 43,4% no comparativo com o mesmo período de 2018.

 

 

Para o presidente da Abic, Ricardo Silveira, há espaço para crescimento de mercado dos cafés especiais nas versões torrado e moído, desde que sejam celebrados novos acordos econômicos. “Para que o país cresça com café torrado e moído, precisamos de acordos econômicos bilaterais e da liberação da importação de cafés crus de outros países, para que tenhamos blend adequado para cada país importador.Isto poderia ser feito por drawback (suspensão ou eliminação de tributos). E, além disso, existe um mercado grande a ser explorado como a própria América do Sul e a Ásia”, afirma o executivo.

 

A exploração de novos mercados está a todo vapor. Por meio da parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a BSCA desenvolve o projeto “Brazil The Coffee Nation”, que busca inserir o produto em países como Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Itália, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, e Turquia.

 

Valor agregado e certificação

 

Há anos regiões como Chapada Diamantina, Campo das Vertentes, Vale da Grama, Mantiqueira de Minas, e, mais recentemente, norte do Paraná e montanhas do Espírito Santo, cerrado mineiro e Alta Mogiana Paulista, se destacam pela produção de grãos. Os mesmos produtos de alta qualidade colhidos no Brasil e vendidos para o exterior podem ser encontrados em uma xícara de café perto de você. E com garantia.

 

Quem gosta de um café especial não abre mão da qualidade em detrimento do preço. Apesar de custar, em média, 50% mais caro do que o café comum, uma xícara é certeza de uma experiência diferenciada. Outro ponto é que a profissionalização do setor, o que inclui também campeonatos brasileiros de baristas, permitem uma maior difusão das informações do que está sendo servido aos consumidores.

 

Outro ponto que vem chamando atenção dos coffe lovers é a certificação. Cálculos das Abic dão conta de que, em média, todo e qualquer café certificado custa 12% mais no comparativo deum não certificado na mesma categoria. Das 3 mil marcas de café sendo comercializadas atualmente no Brasil (todas as qualidades), 35,7% (1.072) são cetificadas.

 

A ausência de uma certificação no caso dos cafés especiais não é sinônimo de má qualidade. Pelo contrário. Atualmente a BSCA estimula junto aos produtores adoções de técnicas de controle de qualidade e rastreabilidade, o que garante a responsabilidade socioambiental e proporcionando vantagem competitiva aos produtos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I want to be notified when accreditation opens for the
Anuga Select Brazil 2025!

Fill out the form below and be notified when accreditation opens.

[wbcr_snippet]: PHP snippets error (not passed the snippet ID): PHP snippets error (not passed the snippet ID)
Captcha obrigatório

By clicking "submit", you agree to our Privacy Policy.

*Attention: This form does not guarantee your registration as a visitor to Anuga Select Brazil 2024. Registration is required after the official opening of registration.

Próxima edição:

09.-11.04.2024

10h às 19h

Distrito Anhembi - SP

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Assine nossa Newsletter

Captcha obrigatório

Ao clicar em "Cadastre-se", você concorda com nossa Política de Privacidade.

Quero ser avisado quando abrir o credenciamento para a
Anuga Select Brazil 2025!

Preencha o formulário abaixo e seja avisado quando o abrir o credenciamento.

Captcha obrigatório

Ao clicar em "Enviar", você concorda com nossa Política de Privacidade.

*Atenção: Este formulário não garante sua inscrição como visitante na Anuga Select Brazil 2024. É necessário realizar o seu cadastro após a abertura oficial das inscrições.