Bem-vindo ao nosso site! Explore o melhor conteúdo e descubra as últimas novidades.

Próxima edição:

09.-11.04.2024

10h às 19h

Distrito Anhembi - SP

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

09.-11.04.2024

10h às 19h

Distrito Anhembi - SP

Cada dia mais consumidores procuram alimentos orgânicos

Temos acompanhado uma aceleração, ainda que não contínua, no consumo de alimentos orgânicos. Na pandemia isso foi mais intenso, muita gente assustada e enxergando no orgânico uma forma de se proteger, tanto é que o mercado cresceu 31% neste período Todavia, a pesquisa que entregamos em junho deste ano, revelou um crescimento de  16% no número de consumidores. São vários os motivos, muita gente voltou a trabalhar presencialmente, deixou de cozinhar em casa, foi onde também o orgânico cresceu bastante. Também percebemos que diminuiu um pouco o número de produtores, mas cresceu a produção orgânica. Novos players entrando no mercado. 

Isso é positivo porque sinaliza que temos capacidade e resiliência e, assim, aumenta o interesse de investimento  no Brasil. A cadeia produtiva está se reestruturando, com  novos players, e muitos produtos de marcas pequenas, médias e grandes, semi-industrializados e industrializados. Quando eu falo de produto,  não separo o conteúdo de embalagem e nem de marca. Do ponto de vista do consumidor é uma experiência única.  

O produto orgânico ainda é considerado caro para aquela pessoa que não vê valor. Tem condição de pagar pelo orgânico, mas para ela não justifica. Isso tem melhorado bastante, especialmente após a pandemia. E também pode ser considerado um produto caro para aquele consumidor que não tem condição de fazer escolha. Então, é essa democratização que falta para que mais consumidores tenham acesso ao orgânico. 

Como é que a gente vai conseguir isso? Bom, aumentar a renda dessa população e aumentar a rentabilidade, produtividade do orgânico, ganhar escala para que diminua esta distância no consumo, diminua a diferença entre o produto orgânico e o produto convencional. O fato é que ele custa mais caro, sim! Segundo a nossa pesquisa, o consumidor de orgânico, acha que justifica o seu preço maior. Quando o preço extrapola, aí já não justifica mais. Mas temos conseguido democratizar um pouco o orgânico. Comparado com o alimento convencional, o orgânico inflacionou menos. Agora, o que ainda falta melhorar muito é a distribuição. A cada biênio, que é realizada  a nossa pesquisa, tem mostrado que está menos difícil de encontrar o orgânico. 

Mas aos poucos esse movimento no mercado, não só da Organis, mas também de feiras voltadas para a cadeia de alimentos e bebidas,  têm ajudado a impulsionar o consumo.  Nesse sentido, a parceria com a Anuga Brazil, especialmente na edição deste ano, mostrou um resultado muito melhor do que a primeira edição em que participamos. Isso confirma que existe  uma demanda, uma procura cada vez maior por orgânico. E na Anuga você tem uma multiplicidade, uma diversidade de público que é muito interessante. Estudantes, engenheiros de alimentos, de pequenos  até grandes lojistas, agentes públicos que fazem políticas públicas e distribuidores. Por isso,  acredito que um evento como esse só tende a melhorar aquilo que é o nosso objetivo que é levar  informação. 

Cobi Cruz, Diretor Executivo da Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos

Próxima edição:

09.-11.04.2024

10h às 19h

Distrito Anhembi - SP

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Assine nossa Newsletter

Captcha obrigatório

Ao clicar em "Cadastre-se", você concorda com nossa Política de Privacidade.

Quero ser avisado quando abrir o credenciamento para a
Anuga Select Brazil 2024!

Preencha o formulário abaixo e seja avisado quando o abrir o credenciamento.

Captcha obrigatório

Ao clicar em "Enviar", você concorda com nossa Política de Privacidade.

*Atenção: Este formulário não garante sua inscrição como visitante na Anuga Select Brazil 2024. É necessário realizar o seu cadastro após a abertura oficial das inscrições.